De acordo com as denúncias, com o período de chuvas e o acúmulo de água, caixas de esgoto estariam transbordando dentro dos condomínios, espalhando um cheiro fétido no ar, poluindo ruas e calçadas sem que qualquer providência seja tomada.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com promessas de oferecer qualidade de vida aos moradores, o empreendimento Bairro Novo não tem superado as expectativas de alguns proprietários que adquiriram um imóvel nos condomínios que, de acordo com propagandas, teriam sido 100% planejados. Com constantes denúncias, moradores revoltados com a administração informam que o bairro está com sérios problemas de saneamento básico, coleta de lixo e segurança. Promessas estruturais na localidade que não foram cumpridas também fazem parte das reclamações.
De acordo com as denúncias, com o período de chuvas e o acúmulo de água, caixas de esgoto estariam transbordando dentro dos condomínios, espalhando um cheiro fétido no ar, poluindo ruas e calçadas sem que qualquer providência seja tomada. O engenheiro Júlio Araújo, morador do condomínio Alfazema, diz que é obrigado a sair de casa com o filho pequeno para não sentir o odor insuportável.
“Tenho um filho de sete meses, não vou deixar que ele inale cheiro de fossa o dia inteiro. Fezes, gordura, sujeira de esgoto mesmo ficam ali, espalhadas a céu aberto nas calçadas onde muitas crianças brincam, correndo risco de contrair doenças. Mudei pra cá na promessa de qualidade de vida, ar puro, tratamento de água e esgoto, mas infelizmente não é isso que está acontecendo, moro em um lugar infestado por ratos”, desabafa o morador.
Ainda segundo o morador, não é a primeira vez que o problema aparece. “Não faz muito tempo, enfrentamos esse mesmo problema. Eles vieram e resolveram com um serviço “meia-boca” e agora voltou tudo. Antes de falar com a imprensa liguei no 0800, fiz a reclamação, digitei um documento exigindo uma solução, caso contrário iria denunciar aos órgãos ambientais, Ministério Público e imprensa. Me ligaram e enviaram uns engenheiros na minha casa me pedindo paciência e informando que iriam trazer um carro pipa para lavar as calçadas e tentar resolver o problema. De fato, lavaram as calçadas pra tirar as fezes e a gordura que voltaram das caixas de esgoto, mas não solucionaram o problema, se chover, volta tudo de novo. Não tem como não ficar indignado”, relata Araújo.
Assaltos também estariam acontecendo constantemente na região sem que medidas de segurança fossem tomadas, informam as denúncias. Outro problema seria o acúmulo de lixo de construção amontoados em frente as casas o que, segundo as reclamações poderia se tornar foco de dengue. Segundo os moradores, as promessas de que o empreendimento contaria com comércio local também são aguardadas há cerca de dois anos.
“Padarias, supermercados, farmácias, onde estão? Nos foi prometido ao adquirirmos o imóvel, afinal estamos bem distantes dos comércios mais próximos, mas até agora nem sinal de que isso se concretize”, denuncia o porta-voz dos moradores insatisfeitos, Júlio Araújo.
Para falar sobre o assunto, a reportagem tentou entrar em contato com a Odebrecht Realizações Imobiliárias, dona da marca Bairro Novo, porém nenhuma das ligações foram atendidas. A redação informa que deixa livre o espaço para respostas referentes as denúncias.
CONFIRA VÍDEOS:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!