O secretário estadual de segurança, Marcelo Bessa, divulgou em sua página no Facebook na tarde de hoje (2) os detalhes de todo o procedimento tomado em relação a onda de violência que tomou bairros de Porto Velho – zona Sul e Leste – na noite de quinta-fe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário estadual de segurança, Marcelo Bessa, divulgou em sua página no Facebook na tarde de hoje (20) os detalhes de todo o procedimento tomado em relação a onda de violência que tomou bairros de Porto Velho – zona Sul e Leste – na noite de quinta-feira (19) causando 06 mortes e vinte feridos a bala.
Marcelo Bessa, secretário de segurança do Estado
De acordo com seu relato medidas de segurança foram tomadas imediatamente após o ocorrido, com auxílio dos comandantes da PM/BM, diretor da Polícia Civil e serviço de inteligência onde coordenou ações de campo, monitorando todos os acontecimentos e que medidas emergenciais foram devidamente adotadas, entre elas: a utilização de policiais da Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal na capital, assim como solicitação do efetivo da Sesdec, Casa Militar, ALE e MP para fazer rondas e reforçar a segurança na cidade.
Sobre a boataria de supostos tiroteios que ocorrem em alguns pontos da capital, Bessa alertou para evitar esse tipo de informação sem procedência oficial para evitar pânico desnecessário: “Muitos boatos estão sendo divulgados e propalados nos canais de comunicação e redes sociais. A Sesdec estará divulgando, em tempo real, à imprensa e nas redes sociais, o que de fato procede ou não, a fim de que não se agrave a situação com versões irreais e que geram o pânico infundado”, disse ele.
Veja abaixo texto divulgado por Marcelo Bessa:
Com os primeiros fatos lamentáveis ocorridos ontem à noite houve pronta resposta da PM e grupos de inteligência PM/PC, e de investigações da Delegacia de Homicídios, os quais entraram imediatamente em ação. A COE foi acionada e em curto espaço de tempo já estava operando nas ruas. Eu e os comandantes PM/BM e diretor da Polícia Civil, assim como a toda a comunidade de inteligência de todas as instituições de segurança, passamos a noite e boa parte da madrugada coordenando as ações de campo em nosso grupo de comunicação simultânea, monitorando todos os acontecimentos e tomando decisões imediatas. Medidas emergenciais foram devidamente adotadas.
Logo nas primeiras horas da manhã de hoje reuniu-se o Gabinete de Gestão Integrada, composto por membros da Sesdec, Sejus, Casa Militar, PM, PC, BM, PF, PRF, MP e TJ. Esse gabinete fez a análise do cenário para decidir pela linha de ação a ser adotada diante das informações coletadas e melhor analisadas.
Ficou decidido inicialmente o encerramento de todas as atividades administrativas das polícias e bombeiros para emprego nas ruas, inclusive a solicitação de efetivo da própria Sesdec, Casa Militar, ALE e MP para emprego nas ruas. Também, serão empregados policiais da Força Nacional na capital e Polícia Rodoviária Federal, que prestará apoio aéreo, com helicóptero, às equipes em terra. Aeronave da Sesdec também operará.
Além do emprego em saturação do policiamento ostensivo, foi reforçada a Inteligência da PC e a Delegacia de Homicídios, a fim de monitorar os criminosos e agilizar os trabalhos de investigação. Tudo isso sem prejuízo de outras medidas que ainda podem ser adotadas e que, por razão de sigilo, não posso informar no momento.
Muitos boatos estão sendo divulgados e propalados nos canais de comunicação e redes sociais. A Sesdec estará divulgando, em tempo real, à imprensa e nas redes sociais, o que de fato procede ou não, a fim de que não se agrave a situação com versões irreais e que geram o pânico infundado.
Não pude me manifestar antes à imprensa ou em rede social por estar, desde ontem à noite, e ininterruptamente, empenhado na coordenação destas ações para que alcancemos a maior eficiência que a sociedade espera.
Solicito a todos que se utilizem do 197 para reportar qualquer situação que possa auxiliar o trabalho policial.
Nós, profissionais da segurança pública, despenderemos todos os esforços para que a população do estado tenha um fim de ano de paz e harmonia.
Que Deus nos abençoe neste propósito e nos proteja de todo o mal!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!