A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) trabalha na organização de mais uma feira livre, que vai funcionar no bairro Ulysses Guimarães, já a partir desta sexta-feira. Uma reunião com integrantes da Associação dos Produtores Rurais do bairro para tratar do assunto foi realizada com os secretários Antônio Geraldo Affonso e Eduardo Rauen, além dos técnicos da Semdestur.
Conforme Eduardo Rauen, a feira atende pedido da Associação dos Produtores Rurais do Setor Chacareiro do Ulysses Guimarães, oficializado por lei de autoria do vereador Sid Orleans. A princípio, 50 produtores vão participar da feira, que a exemplo das demais, funcionará de forma setorizada e com barracas padronizadas. “Todos esses cuidados facilitam a higiene, o atendimento aos clientes e contribui para um bom visual da feira”, comentou o secretário.
Na avaliação de Eduardo Rauen, a feira livre é muito importante, pois facilita o escoamento e a comercialização dos produtos. Com isso, faz com que a população tenha alimentos mais saudáveis. “Para a prefeitura significa melhorar a geração de renda dos trabalhadores rurais e indiretamente contribuímos para melhoria da segurança alimentar da população”, disse Rauen.
Uma equipe da Semdestur também já está trabalhando no cadastramento dos futuros feirantes. Os técnicos inclusive analisam dados de um pré-cadastro feito pela Associação dos Produtores Rurais e que foi apresentado à prefeitura. O objetivo é fazer com que tudo esteja de acordo com o que determina a legislação. Os produtores aprovados para trabalhar na feira receberão carteirinhas de identificação.
Ainda segundo Eduardo Rauen, a meta do prefeito Mauro Nazif é transformar as feiras em pontos turísticos, onde tanto o público interno quanto externo poderão desfrutar de um ambiente organizado, padronizado e que prima pela higiene.