A Mega Operação Justiça Rápida atende a população de todo o Estado com audiências de conciliação. 15 comarcas já foram atendidas. Porto Velho, Ji-Paraná e Candeias do Jamari terão audiências no final de junho.
As triagens aconteceram em maio e as audiências no dia 08 de junho. Na operação, são resolvidos casos de menor complexidade, como cobranças; certidões de nascimento, casamento ou óbito e justificação de união estável (reconhece a união de casais que terão os mesmos direitos de quem faz o casamento civil).
Além disso, reconhecimento de paternidade, pedido ou revisão de pensão alimentícia e guarda dos filhos também foram solucionados. Entre as comarcas atendidas estão Costa Marques, Presidente Médici, Alta Floresta d'Oeste, Nova Brazilândia D'Oeste, Espigão d'Oeste, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé, Alvorada d'Oeste, Cacoal, Jaru, Guajará-Mirim, Santa Luzia d'Oeste, São Francisco do Guaporé.
Porto Velho, Candeias e Ji-Paraná
As triagens em Porto Velho e Candeias acontecem esta semana. A triagem é o momento em que o cidadão expõe o serviço que precisa e a situação por que passa, para ser encaminhado à audiência.
É recomendado que além de RG, CPF e comprovante de residência, o cidadão leve o máximo de documentos e informações possíveis para que o atendimento seja melhor especificado. Como notas promissórias, contratos, documentos dos filhos, ou outros documentos.
A Justiça Rápida também atende os casos de reconhecimento de paternidade. Nesses casos é necessário levar documentos pessoais, certidão de nascimento do filho ou quem quer ter paternidade reconhecida e o máximo de informações possíveis sobre o suposto pai, como nome completo, endereço, local onde trabalha e até mesmo o nome da mãe do pai a ser reconhecido.
As audiências em Porto Velho serão de 27 a 30 de junho. Em Candeias, as audiências estão marcadas para 26 de junho. Em Ji-Paraná, 29 de junho. As audiências serão no mesmo local da triagem.