O embaixador da Hungria no Brasil, Csaba Szijjártó, manteve encontro com autoridades do governo de Rondônia nesta terça-feira (4), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes).
Acompanhado da adida comercial da Hungria, Zsuzsanna László, o embaixador demonstrou interesse em fortalecer os laços comerciais de seu país com o Estado de Rondônia.
Durante o encontro, foram apresentados o potencial econômico e turístico de Rondônia, a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e as ações e investimentos que o governo tem realizado para a atração de novos empreendimentos empresariais no Estado.
O secretário da Sedes, Edson Vicente, reafirmou que “o governador Confúcio Moura tem um compromisso com o fortalecimento do segmento empresarial e industrial, responsável pelo desenvolvimento do Estado, geração de riqueza e renda”.
Já o superintendente estadual de Turismo (Setur), Basílio Leandro de Oliveira, apresentou o potencial de Rondônia para o turismo ecológico. “Uma das ações que o governo está realizando para incrementar o turismo é fomentar a infraestrutura de logística ao segmento”, informou Basílio.
O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo de Porto Velho (Semdestur), Agnaldo Nepomuceno, também detalhou algumas ações do município nesta área.
De acordo com o embaixador, a visita teve a finalidade de conhecer o potencial do Estado, identificar oportunidades e estabelecer vínculos com objetivo de firmar futuras parcerias entre o segmento empresarial do seu país e os empresários e industriais rondonienses. Segundo o embaixador, no Brasil vivem cerca de 80 mil húngaros.
Para o secretário Edson Vicente, Rondônia possui localização estratégica e tem apresentado um forte índice de crescimento, no topo da média nacional, justificando parcerias com outros países, como a Hungria, para o consumo de produtos rondonienses como a carne bovina, soja em grãos e couro. “Temos um grande potencial e o governo do Estado está fazendo a sua parte para fortalecer o comércio e atrair novos investimentos, inclusive do exterior”, encerra Edson Vicente.