PAINEL POLÍTICO – Eleições na OAB podem marcar o início de um novo tempo - Por Alan Alex

O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB-RO sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, no prazo de 30 dias, que será apreciada pela diretoria do Conselho Seccional

PAINEL POLÍTICO – Eleições na OAB podem marcar o início de um novo tempo - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Eleições

Na segunda-feira, 19, a seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil estará elegendo seu novo presidente. Na disputa, o novato Andrey Cavalcante e o candidato da situação, Ivan Machiaveli. Em jogo o destino da Ordem pelo triênio 2013/2015. A votação terá início às 9 e encerra às 17 horas na capital e nas demais subseções, 18 no total. As votações ocorrem nas sedes da entidade. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB-RO sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, no prazo de 30 dias, que será apreciada pela diretoria do Conselho Seccional, estando aptos a votar apenas os advogados com a anuidade em dia, cujo pagamento foi efetuado até 30 dias antes das eleições.

 Como jornalista acompanho o cotidiano de vários advogados, e recebo queixas, sugestões e críticas de membros dessa categoria de fundamental importância para a manutenção da lei e garantia dos direitos. Por estar inserido nesse cotidiano, me sinto tranquilo para dar um pitaco nesse assunto. Há tempos venho criticando a postura da OAB em relação a temas diversos em Rondônia. Acho que a instituição no Estado ficou política demais, quando deveria primar pela neutralidade. E esse processo teve início pelas mãos de Orestes Muniz, ex-presidente da OAB e militante político declarado.

 Que ser militante partidário não é empecilho para ser presidente da Ordem, mas misturar as coisas é. Na sequência de Orestes, assume Hélio Vieira, cuja vertente sindical ficou clara durante toda sua gestão. Hélio sempre preferiu organizar eventos, com direito a bandas musicais, torneios de futebol (a entrada da sede da OAB em Porto Velho lembra a de um clube, com fotos e troféus). Foi perceptível o distanciamento dos advogados da instituição. Aliado a isso, a OAB de Rondônia perdeu importantes espaços conquistados ao longo de sua história e passou por duas crises marcantes, a devolução da lista do Quinto Constitucional pelo Tribunal de Justiça e a lavagem de sua fachada por deputados estaduais que cobravam explicações sobre uma investigação do CNJ referente a um complicado processo de pagamento de precatórios do Sintero, sindicato que sempre foi representado por Hélio Vieira. Em minha opinião a OAB merece fazer parte de um novo tempo. A renovação é à base da democracia. Ela oxigena e é necessária.

O SENAI, instituição que integra o chamado "Grupo do sistema S", do qual fazem parte SESC, SENAT, SEBRAE, SENAR, SECOOP e SESI, oferece entre inúmeros cursos, o de "Mecânica de manutenção e instalação de aparelho de climatização e refrigeração de ar", com duração de 160 horas.

O SESC abriu uma licitação através de carta convite para contratação de empresa para fazer "manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado". Evidente que, pela lógica, deveria usar os serviços de sua "irmã", SENAI, até por uma questão de economicidade. Mas, preferiu licitar o serviço. A empresa vencedora do certame foi a "Lima & Paiva LTDA –ME", que pertence ao senhor Osmar Santana Lima, presidente do Sindicato de Peças do Estado de Rondônia – SINDIPEÇAS e membro efetivo do Conselho de Representação da FECOMÉRCIO. Só isso já o excluiria de participar da licitação, mas tem mais. A empresa trabalha com ar-condicionado, mas de veículos.

As demais empresas que apresentaram orçamento para a carta convite ou não funcionam (seus respectivos escritórios encontram-se fechados), ou não trabalham no ramo. A Lima & Paiva atende todas as empresas do sistema e o responsável pela contratação foi o presidente da FECOMÉRCIO, Raniery Coelho e sua esposa, Giselle Araújo dos Santos, que é diretora administrativa e financeira do SENAC ( segundo a legislação do Sistema S a contratação de parentes configura improbidade administrativa). O contrato da Lima & Paiva rende aproximadamente R$ 840 mil por ano. Vale lembrar que as centrais dessas instituições são novas e mesmo que eles tivessem que comprar centrais ao invés de "dar manutenção" sairia mais barato.

Mas a FECOMÉRCIO mantém um verdadeiro ralo chamado "instituto Fecomércio". Traremos mais detalhes sobre a instituição nas próximas colunas.

 Os quatro veículos adesivados com a logo do governo do Estado que estão guardadas em uma casa na Vila da Eletronorte estão com placas de Guarulhos (SP). O Ministério Público está acompanhando o caso.

O Programa CQC da Rede Bandeirantes apresenta o quadro "Proteste Já" estrelado pelo prefeito Roberto Sobrinho. Muita gente viu a íntegra da entrevista na internet, "vazada" pela assessoria do prefeito com a intenção de anular o impacto do programa. Como dissemos anteriormente, a ideia não foi boa. Quem assistiu percebeu que Roberto teve que fazer um esforço tremendo para não se comprometer. E sua performance só era aplaudida pela claque de assessores que estavam atrás da câmera "dando uma força" ao quase ex-chefe. Cá entre nós, Roberto só deve deixar saudades entre seus comissionados.

Está sendo observar a trabalheira que eles tem em postar comentários elogiosos ao prefeito, afirmando que "ele foi o melhor", que é responsável por asfaltar diversos bairros, puro desespero. A esses vou dizer o seguinte, asfaltar não é apenas jogar piche sobre o cascalho, tem que ter escoamento, tem que ter saneamento e principalmente, tem que ser um serviço com responsabilidade, do contrário é jogar dinheiro fora. Um exemplo? Bem em frente a faculdade São Lucas abriu um buraco no meio asfalto recém tratado pela prefeitura. E olha que as chuvas nem começaram.

Passando pelo viaduto do Trevo do Roque percebi uma grande movimentação no sentido de pelo menos liberar a pista. Vou só relembrar um episódio de um passado recente. Em 2008, quando era candidato a reeleição, a Avenida Veira Cahúla estava fechada porque a empresa contratada pela prefeitura não concluía a obra. Dias antes da eleição, Roberto colocou o maquinário da secretaria de Obras do município para concluir os trabalhos e alegou que "a empresa contratou a prefeitura". No caso dos viadutos ele se fez de "gato morto" e preferiu ficar olhando. Agora joga a responsabilidade para a empresa. Só uma pergunta, se essa obra fosse na casa dele ele iria ficar sem o telhado porque a "empresa quebrou" ou iria dar um jeito de terminar?

Mas esse papo furado de que a culpa é das empresas não cola. A culpa é apenas do prefeito e de seu secretariado.

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Ingerir bebidas açucaradas não apenas pode engordar, como danificar os joelhos. Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, estudaram mais de 2 mil pacientes que sofriam de osteoartrite nas junções. O trabalho mostrou que, quanto mais produtos do tipo eram consumidos, mais rapidamente a condição da doença se alastrava. Os homens magros apresentaram uma tendência maior à associação. No início da pesquisa, cada voluntário respondeu a um questionário sobre os hábitos da dieta. Em seguida, foram acompanhados por quatro anos. No período, foram registradas as mudanças no espaço articular do compartamento medidal dos joelhos. Os homens com peso normal viram suas junções se danificarem mais rapidamente que os acima do peso ou obesos. Em relação às mulheres, porém, apenas as com peso normal apresentaram uma associação entre bebidas açucaradas e os sintomas. Não se sabe ainda se o problema se deve à quantidade de caloria das bebidas e o consequente peso aos joelhos ou outros ingredientes nos produtos que contribuem para a progressão dos danos. Com a descoberta, o fator se unem a outros de risco aos joelhos de pacientes com osteoartrite como a obesidade, a idade e o estresse.

Bebidas açucaradas danificam os joelhos

Fale conosco

Sinto muito

Viadutos

Interessante

Na segunda-feira

Ambulâncias

Mais embaixo

Fachada

Pois bem

Gelada

Evidente

Pitaco

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS