Representante da FIERO ministra palestra durante Audiência Pública sobre comércio exterior na ALE

Representante da FIERO ministra palestra durante Audiência Pública sobre comércio exterior na ALE

Representante da FIERO ministra palestra durante Audiência Pública sobre comércio exterior na ALE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de buscar espaços para o Estado no competitivo comércio exterior, a audiência aconteceu na manhã de ontem (8 de novembro) na Assembleia Legislativa com a participação, de entre outros convidados, do economista e gerente do escritório Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Elmir Marques, na oportunidade representando o presidente Denis Baú.
Além do representante da FIERO, a audiência contou ainda com a presença do gerente de projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento do Ministério da Agricultura (APEX Brasil), Eduardo de Figueiredo Caldas, do analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Sardelli Panzini; do especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rafael Guimarães Requião. Compondo também a mesa, o presidente da Revista Brasil Export, jornalista Cláudio Ribeiro e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente, representando o governador Confúcio Moura.
Marques afirmou que FIERO tem feito sua parte contemplando todas as indústrias e o setor produtivo. Ele ressaltou que com a saída para o Pacífico, Rondônia vislumbrou o mercado andino que tem 140 milhões de consumidores. “Com a transoceânica ligando o Brasil a esses países andinos, poderemos do Peru chegar à Ásia. Vale destacar que o Sistema por meio do SENAI firmou um convênio com a Faculdade de Ulm, na Alemanha, para a implantação de uma escola de mecatrônica, já em fase de construção no Distrito Industrial de Porto Velho”.
Na análise do economista, Rondônia passou a ser considerado o coração da América devido sua posição geográfica. “Temos a oportunidade de ser um divisor tanto com saída para o Atlântico, como para o Pacífico. Há uma rota viável com 2.078 km, que economiza 38 dias na frota náutica. Para ser efetivada existe a necessidade de estruturar o porto local”, disse.
Ele finalizou a apresentação citando uma frase do presidente da FIERO, Denis Baú. “Com a hidrovia surgiu Porto Velho. Graças ao porto descobrimos as riquezas naturais. Com estas riquezas surgiram às oportunidades Pelas oportunidades, estamos aqui escrevendo a nossa história”.
O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho agradeceu a presença dos empreendedores do segmento comercial e industrial, técnicos, autoridades estaduais, conferencistas, que prestigiaram a audiência. “Em decorrência deste evento, a expectativa é que ocorram mudanças, como por exemplo, o fomento e o incentivo para a instalação de indústrias, visando o beneficiamento da produção local, para que Rondônia busque espaços no comércio exterior”, afirmou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS