Difícil, esta é a palavra que a dona de casa Francisca Luciane, moradora do Bairro Marcos Freire, pode resumir toda a situação de vida que vem enfrentando desde que a filha de apenas 12 anos,Letícia Adriele de Holanda da Silva, passou a apresentar sérios problemas de saúde.
A menina sofre de uma doença rara do tipo transtorno mental e comportamental, uma epilepsia do quadro irreversível, que já comprometeu alguns movimentos do corpo dela e cerca de 70% da fala.
A menina a cada seis meses vai até a cidade de Porto Alegre, no hospital da PUC, onde faz um tratamento intensivo pelo SUS. Na última oportunidade a mãe da paciente foi avisada pelos médicos que uma cirurgia, onde uma válvula seria colocada no cérebro da criança, poderia eliminar parte do sofrimento da paciente. Segundo a mãe de Letícia o Sistema Único de Saúde não cobre a cirurgia, que é de R$ 15.000,000. Muito carente a mulher pede ajuda para angariar fundos para que este procedimento seja realizado.
Francisca divide sua humilde residência com três filhos e um neto, onde todos sobrevivem com o dinheiro da venda de biscoitos que a mulher faz para seu filho de 14 anos vender e uma ajuda do governo que a filha doente recebe.
A família necessita de doações de alimentos, roupas, materiais de construção para terminar a casa, uma cama, pois Letícia dorme em um colchão e principalmente da ajuda financeira que pode fazer com que a menina seja operada e tenha uma vida saudável.
Os interessados em ajudar a menina podem entrar em contato pelo fone (69) 9315-3015 e falar com Dona Francisca.