Na biqueira
O relator da ação movida pelo Ministério Público Eleitoral que pede a perda de mandato do senador Ivo Cassol, Sansão Saldanha, deve colocar o processo em pauta ainda este ano. O processo é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e trata de denúncia de abuso de poder econômico e político, uso indevido de meio de comunicação social (televisão e internet) que teria sido praticado pelo ex-governador e senador eleito Ivo Cassol durante um showmício realizado em Rolim de Moura, na campanha eleitoral de 2010, e que contou com a participação do pastor evangélio autodenominado apóstolo da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago.
Cassação
Na Representação o Ministério Público Eleitoral pede a cassação de diploma de todos os envolvidos, cassação de seus registros, que sejam declaradas suas inelegibilidades e aplicação de multas. Além de Cassol e Valdemiro foram denunciados, o ex-diretor-geral do Detran, Joarez Jardim, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, os suplentes de senador Reditário Cassol, e Odacir soares, e o ex-vice governador João Cahúlla.
Esse processo
Que o PT observa atentamente, pode dar a vaga para a ex-senadora Fátima Cleide, principal desafeto de Ivo Cassol. É evidente que o italiano fica vermelho só de pensar nessa possibilidade, mas se fosse para apostar, creio que as chances estão meio a meio. A demora desse julgamento, que teve origem em 2010, se deu pela falta de magistrados no Tribunal Regional Eleitoral. Como a Corte estava incompleta, os juízes preferiram aguardar a composição plena para tratar desse assunto delicado.
O curioso
Dessa história toda é que Cassol vem trilhando o mesmo calvário de seu outro desafeto, Expedito Júnior, cuja situação jurídica até hoje está indefinida. Caso seja condenado no Tribunal Regional Eleitoral, Cassol ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mas o estrago estará feito e a possibilidade dele vir a ficar fora da disputa em 2014 fica ainda mais próxima. Caso isso ocorra, ele já terá tido duas condenações por colegiado, sendo que uma delas vai cassar seus direitos políticos.
Destino
Mais curioso ainda é que a tese defendida pelos advogados de Cassol, de que os supostos crimes teriam sido cometidos antes da vigência da lei do Ficha Limpa, favorece também Expedito Júnior, que aguarda com ansiedade o desfecho da situação do italiano. Se Cassol se der bem, Expedito também fica bem, do contrário...
Com isso
Dando errado e ambos ficando fora da disputa em 2014, Rondônia perde as duas maiores lideranças políticas, sobrando apenas Valdir Raupp, cuja situação também não é nenhum sonho. Sob sua cabeça pesa uma ação no Supremo Tribunal Federal que pode entrar na pauta a qualquer momento, complicando, e muito, a vida do senador mais votado.
Debate
A TV Candelária apresentou um formato, a princípio meio confuso, mas bem mais dinâmico que o adotado pela Rede TV! para o debate entre os candidatos Mauro Nazif e Lindomar Garçon, exibido na última segunda-feira. Sem aqueles temas pré-definidos, os candidatos ficaram mais soltos e com isso a coisa esquentou. Garçon, visivelmente nervoso, estava verde da cor de seu partido e Nazif, mais seguro, conseguiu ditar o ritmo e chegou a tirar Garçon do sério, ao questionar a participação do PV na desastrosa administração de Roberto Sobrinho.
A bem da verdade
O PV não apenas participou como também foi omisso durante toda a gestão petista. O partido, que é atualmente a maior bancada da Câmara (quatro vereadores, igual ao PT), ainda tem a presidência, conduzida por Eduardo Rodrigues. Os quatro vereadores, Marcelo Reis, Jaime Gazola, Moisés Costa e o próprio Eduardo, nunca se manifestaram contra os malfeitos da prefeitura. Pelo contrário, Marcelo Reis era o líder do prefeito na Casa.
Isso mostra
Que os verdinhos tem o DNA vermelho, entrelaçado por estrelas.
Revelações
Ambos fizeram ameças, prometeram mostrar documentos, mas pelo visto era apenas falácia.
Interessante
Não sei por qual motivo, e também não me interessa saber, mas usaram uma fotografia do início da década de 90 na qual eu apareço entrevistando o então deputado estadual Mauro Nazif para a TV Allamanda para ilustrar um artigo de um site de Porto Velho atacando Mauro Nazif. Realmente, a baixaria tá predominando nessa reta final.
Mais debate
Nesta terça-feira, a partir das 22 horas a TV Allamanda canal 13 apresenta mais um debate entre Garçon e Mauro.
Fusão
Confúcio Moura poderá unir a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse é o condicionante para que o deputado estadual Edson Martins deixe a Assembleia e abra a vaga para o sub-chefe da Casa Civil Edvaldo Soares. Mas essa mudança, se ocorrer, será após as eleições. Se Mauro vencer, o atual secretário da Seagri, Anselmo de Jesus (PT) vai para Brasília, do contrário ele vai ficar desempregado. Já a saída da dupla Allan França e Edson Vicente é dada como certa logo, logo.
Estradão
O engenheiro Lúcio Mosquini, diretor geral do DER, e o deputado estadual Jaques Testoni (PSD – Ouro Preto), confirmaram a chegada do maquinário para o início dos trabalhos de restauração integral da estrada da Linha 24 da RO-470, que interliga dois municípios e facilita o acesso de turistas à região. A vicinal 24, que começa por Nova União passa pelo Vale das Cachoeiras, e sai na vicinal 20, em Teixeirópolis, receberá o tratamento do projeto Estradão do DER - Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes do Estado de Rondônia.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Maconha pode causar dores abdominais, náuseas e vômitos
O consumo de maconha — tanto a natural quanto a sintética — pode causar “cannabinoid hyperemesis”. O efeito pouco conhecido é responsável por sérios problemas à saúde, uma vez que leva a dispendiosos testes de diagnóstico e tratamentos ineficazes, conforme foi explicado nesta segunda-feira (22), durante o 77º encontro anual de Ciência do “American College of Gastroenterology”, em Las Vegas. Caracterizado por um histórico de uso crônico de cannabis seguido por um padrão cíclico de náuseas, vômitos e dores abdominais com cólicas, o “cannabinoid hyperemesis”, pode ser aliviado temporariamente com banhos quentes.
— A maioria dos profissionais de saúde não conhece a ligação entre o uso de maconha e esses episódios de náuseas cíclica e vômitos e acabam não perguntando aos pacientes que chegam com esses sintomas à sala de emergência. Os pacientes que usam maconha natural ou sintética, por sua vez, também não relacionam esses efeitos ao uso da erva. Alguns, inclusive, acreditam que as dores, náusea e vômitos podem melhorar com o uso, quando na verdade os sintomas só param quando o consumo é interrompido — disse a pesquisadora Ana Maria Crissien-Martinez, da “Scripps Green Hospital” and “Clinic in San Diego”, que diz ser importante ter conhecimento desses efeitos para diagnosticar e tratar de forma mais rápida e econômica o paciente.