Candidatos deviam se unir por Porto Velho - Por Professor Nazareno

Desde 1914 que a cidade só recebe “tranqueiras” para lhe administrar. Parece até uma maldição. O Prefeito que entra sempre é pior do que o que sai. Porto Velho tem talvez o pior do IDH dentre as capitais do país.

Candidatos deviam se unir por Porto Velho - Por Professor Nazareno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o primeiro turno das eleições municipais de Porto Velho, o candidato derrotado Mário Português afirmou em um debate o óbvio sobre a nossa cidade: “Isto aqui se parece com uma favela”, constatou diante das câmeras. Vários outros candidatos se enfureceram e quase partiam para as vias de fato. A verdade, em qualquer circunstância, dói e muito. Porém, só um cego ou idiota não perceberia que o português estava falando a mais pura verdade. E a culpa é de todos nós que moramos nesta capital. Culpa dos moradores e também das autoridades que sempre elegemos ou fomos obrigados a aceitar na nossa administração.
Desde 1914 que a cidade só recebe “tranqueiras” para lhe administrar. Parece até uma maldição. O Prefeito que entra sempre é pior do que o que sai. Porto Velho tem talvez o pior do IDH dentre as capitais do país. A qualidade de vida aqui é muito inferior a Porto Príncipe, capital do Haiti, pós-terremoto ou então pode ser comparado a muitas cidades miseráveis da África subsaariana.
Porto Velho é uma cidade tão deplorável, imunda, sem infraestrutura e bagunçada que um Prefeito só não vai conseguir administrá-la corretamente nos próximos 04 anos. Por isto, quem deveria ganhar era “LINDOMAR NAZIF” ou então “MAURO GARÇON”. Já que eles dizem que amam Porto Velho, deviam se unir para melhor administrar a cidade e colocar como secretários todos os outros candidatos a Prefeito que não foram para o segundo turno, uma vez que todos eles receberam muitos votos e tinham excelentes propostas para tirar a capital dos rondonienses do eterno buraco em que ela sempre viveu. Até a Fátima Cleide dos viadutos inacabados devia ser convidada. Só não podia ser chamado o Roberto Sobrinho nem o PT e muito menos os outros Prefeitos anteriores que transformaram tudo isto aqui em um caos, em uma das piores capitais do país, sem saneamento básico, sem arborização, sem água tratada.
Assim, não teriam que pagar dívidas de campanha nem precisariam rifar a administração municipal com quem lhes deu apoio, já que não estariam de “rabo preso” com ninguém. Como muitos dos vereadores eleitos já disseram que vão legislar para as suas bases apenas e virar as costas para a cidade, fica a pergunta: se Garçon e Nazif vivem jurando amor a Porto Velho, por que não aceitam este desafio? Os interesses dessa cidade deveriam estar acima das intrigas partidárias e das picuinhas interesseiras de grupelhos que veem a política apenas como um simples jogo de interesses. Infelizmente este segundo turno só vai dividir ainda mais a sofrida população deste lugar e daqui a 04 anos “vai estar tudo do mesmo jeito”, só que com algumas poucas pessoas mais ricas e influentes do que deveriam. O que será que os filhos e eleitores daqui acham disto? Por que não se cria esta corrente em benefício da cidade?
Como muita gente sabe, talvez eu não tenha razões suficientes para gostar desta terra, já que “não sou daqui e nem vim para ficar”. Mas me impressiona muito o marasmo e o comodismo dos filhos de Porto Velho, dessas minhocas que ainda se comovem com promessas políticas e jamais exigiram dos candidatos o compromisso de se administrar bem a cidade onde nasceram e em contrapartida todo o Estado onde vivem, já que, com raríssima exceção, um filho da terra jamais administrou a capital e o Estado. Viver bem em Porto Velho e com qualidade de vida é algo que todos nós que aqui moramos, pagamos impostos e estamos criando os nossos filhos devíamos ganhar de presente das autoridades que elegemos a cada dois anos. Ao contrário disto, o que vemos cotidianamente é a roubalheira se instalar nos órgãos públicos e o nosso suado dinheiro ir para o ralo da corrupção, da incompetência e da bandalheira. Até o nosso meio ambiente foi estuprado sem dó nem piedade. E o que ganhamos em troca? Os falsos viadutos?
Lindomar Garçon devia chamar o Dr. Mauro Nazif, ou o Dr. Mauro devia chamar o Garçon para acertar os detalhes dessa fusão política para o bem da cidade onde moram e querem administrar pelos próximos quatro anos. O poder de escolha do povo continuaria sendo respeitado: o mais votado representava a Prefeitura ou metade dela e o menos, cuidava da administração da cidade e da outra metade, numa espécie de Parlamentarismo tupiniquim. Porto Velho teria dois Prefeitos ao mesmo tempo. Com quase 30 mil votos, a petista Fátima Cleide assumiria qualquer secretaria do município, assim como o Pastor Aluízio Vidal com mais de 12 mil sufrágios, a tucana Mariana Carvalho com 41 mil, o Mário Português com os seus quase 38 mil, o Dr. José Augusto com mais de seis mil votos e até o Mário Sérgio e o Waltério Rocha com os seus poucos votos seriam os futuros secretários da capital de Rondônia, já que todos só queriam o progresso, o desenvolvimento e a felicidade do povo desta cidade.
Isto por que as propostas do Dr. Mauro Nazif não são melhores do que as do Lindomar Garçon nem as do Garçon são melhores do que as do Dr. Mauro. Ambos têm propostas boas, fictícias e mirabolantes que certamente transformariam a provinciana, suja e fedida Porto Velho na Paris, Londres ou Milão dos trópicos. Porém, já se sabe que cidade vamos ter daqui a quatro anos. Suas promessas de campanhas políticas não passam de engodo, de enganação para se ganhar os votos dos simplórios e indolentes eleitores. E o pior é que todos eles sabem disso: que é impossível cumprir todas as apostas feitas. E certamente para a desgraça desta capital, ganhará aquele que souber enganar melhor a população, aquele que mentir de forma mais profissional e convincente. No entanto, sem o compromisso dos dois candidatos com a sofrida Porto Velho e com a sua gente, sem a união séria em seu nome, todos nós daqui vamos perder. De novo.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS