Começa no dia 15 de outubro, com término em 15 de novembro, a 33ª Campanha de vacinação Contra a Febre Aftosa no Estado de Rondônia. O lançamento será realizado no dia 13 de outubro (sábado), no município de Rolim de Moura, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), a partir das 9h.
Nesta campanha, os produtores terão que vacinar todo o rebanho, de mamando a caducando, sendo que a declaração de vacina deverá ser feita nos escritórios da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) até no dia 22 de novembro de 2012.
A Agência Idaron realizou no mesmo período no ano passado a 31º Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa que evidenciou um rebanho de 12.074.362 (doze milhões, setenta e quatro mil, quinhentos e trezentos e sessenta e dois). Essa vacinação foi considerada vitoriosa pela Agência Idaron e a meta desse ano é vacinar a mesma quantia.
Desde 2003, quando o estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a Idaron vem fazendo um trabalho de monitoramento e vigilância da circulação do vírus da doença em todas as áreas onde há criação de bovídeos.
Depois dos proprietários vacinarem o gado, eles precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, que estão instaladas em 80 pontos espalhados pelo estado de Rondônia. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como, os rebanhos que estes possuem. Esse trabalho será realizado até dia 22 de novembro.
O presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique de Lima Borges, esclarece que na 33º Campanha da Febre Aftosa contará mais uma vez com os produtores rurais de Rondônia e acredita que todos irão atender ao chamado em mais uma campanha de vacinação, indo até os escritórios locais da Idaron para declarar a vacinação. “Na campanha passada o número de inadimplente foi mínimo, pois esse é o resultado da consciência dos nossos produtores. O Governo da Cooperação esta determinado a manter essa parceria com nossos produtores, pois é à vontade e determinação do nosso governador Confúcio Moura de manter o Estado de Rondônia livre da Febre Aftosa”, afirma o presidente.
Rondônia e o sétimo maior rebanho nacional, conta com 17 frigoríficos com inspeção federal e cinco estadual, sendo eles responsáveis pelo abate de mais de dois milhões de animais por ano. São quase um bilhão de litros de leite processados anualmente em cerca de 50 lacticínios com inspeção oficial em todo o Estado. Somos o quarto maior exportador de carnes e a oitava maior bacia leiteira no Brasil, sendo a maior da região Norte.