PAINEL POLÍTICO – OAB define lista sextupla para TJ. Confira os nomes e votos – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – OAB define lista sextupla para TJ. Confira os nomes e votos – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – OAB define lista sextupla para TJ. Confira os nomes e votos – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Lista
 
A OAB definiu a lista sextupla para desembargador pelo Quinto Constitucional. A sessão foi nesta sexta-feira e em primeiro lugar, como mais votado ficou o advogado Romilton Marinho, com 29 votos; em segundo o juiz eleitoral Sidney Duarte Barbosa, com 25 votos; em terceiro Douglacir Santana, com 21; em quarto Isaias Fonseca, com 20 votos; com 19 votos ficaram Antônio Paulo e Vera Mônica, sendo que o critério de desempate é o tempo de OAB, no caso Antônio levou vantagem.
 
Com isso
 
Fica definida a lista sextupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça, que vai avaliar os nomes e decidir quem ocupará o cargo. Romilton Marinho e Douglacir Santana estavam na primeira lista que foi rejeitada pela Corte. Entre os três primeiros, Sidney Duarte leva vantagem, apesar de ter sido assessor do deputado Jesualdo Pires, relações políticas não agradam muito a Corte. Já Romilton Marinho possui estreitas ligações com o advogado Orestes Muniz, cujas relações com o TJ andam estremecidas. Douglacir Santana, pela sua rejeição na primeira vez, também deve enfrentar resistência. Agora é aguardar.
 
Repúdio
 
A Associação dos Procuradores de Rondônia emitiu nota nesta sexta-feira repudiando a contratação da banca de advogados Walber Agra, conforme divulgado por PAINEL POLÍTICO. De acordo com os procuradores, a contratação foi um “ato ilegal e ofensivo às funções e prerrogativas dos Procuradores do Estado de Rondônia, perpetrado na Contratação de escritório de Advocacia, consoante extrato de contrato publicado no n° 2.052 de 05 de setembro de 2012, pág. 03, violando o previsto no Art. 132 da Constituição Federal, Art. 104 da constituição Estadual e a Lei Complementar 620 de 2011”.
 
Brigando
 
A candidata Mariana Carvalho resolveu que a imprensa deve ficar omissa em relação a seus feitos na Câmara Municipal e que qualquer crítica em relação a isso é uma “leviandade” ou até mesmo “calúnia”. Impetrou ação contra o site de notícias Rondoniagora e perdeu. Na ação o juiz eleitoral Juacy Loura observou, “ contudo, numa análise superficial, própria das tutelas de urgência nas notícias veiculadas (fl. 31 e 32), entendo que o texto do artigo, se refere mais a críticas em relação à atuação da candidata como Vereadora da Capital e durante o período de seu mandato na Casa de Leis Municipal”.
 
Pois bem
 
Sobre essa questão é bom destacar o seguinte: os candidatos, em sua maioria, andam confiando exageradamente na impunidade no que diz respeito a críticas sobre suas atuações na vida pública. É bom ressaltar que a pessoa que se dispõe a representar o povo, seja no legislativo ou no executivo, tem que estar preparada para prestar contas de suas ações e receber críticas sim. Não é de hoje que a imprensa vem criticando a fraca atuação dos vereadores de Porto Velho, como também não é nenhuma novidade que enquanto eles não precisam se preocupar com reeleição, fazem ouvidos de mercador para as críticas. A maioria se esconde em seus gabinetes fazendo de conta que tudo está às mil maravilhas.
 
O resultado
 
É que eles realmente sentem e se preocupam com críticas durante o período eleitoral. Aí qualquer crítica se torna “perseguição”, são feitas porque “a imprensa é vendida”. O interessante é que em nenhum momento o sujeito olha para as lambanças feitas por ele próprio e tenta melhorar, ele prefere arranjar alguém para culpar por seus próprios erros. Está de parabéns a justiça eleitoral por ter evitado essa aberração.
 
Foi o marido
 
Um assalto seguido de sequestro ocorreu na manhã desta sexta-feira em Porto Velho e foi rapidamente resolvido pela polícia. O proprietário de uma panificadora teve a casa invadida por dois marginais por volta das 6 horas da manhã. Além de levarem jóias, dinheiro e outros objetos de valor, eles levaram o filho do empresário, que tem apenas 9 anos e deixaram um bilhete com um número de conta bancária e exigiram um depósito de R$ 50 mil para liberarem a criança. A polícia agiu rápido e prendeu a dupla. Um deles é marido da empregada doméstica da casa do empresário.
 
Agora
 
A polícia investiga se ela tinha conhecimento da ação do marido, já que ele utilizou uma cópia da chave da casa para entrar. O mais grave dessa situação é o grau de amadorismo dos marginais. São bandidos desse tipo, extremamente amadores, que cometem as maiores barbáries por que se apavoram e agem por impulso. Até para ser bandido tem que ter profissionalismo. Parabéns à polícia por ter conseguido um desfecho feliz para esse drama vivenciado pela família logo cedo.
 
Ainda a favela
 
O programa eleitoral de Mário Português que será exibido nesta sexta-feira, às 19h30min promete trazer à tona o tema “favelas” que virou polêmica nos últimos dias. De acordo com a assessoria do candidato, “o que parecia para os adversários a chance de tripudiar em cima do Português, foi bem aceito pelo povo. Ontem, nas redes sociais, 96% dos internautas aprovaram a atitude audaciosa do candidato”.
 
E agora?
 
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recomendou à prefeitura de Porto Velho que não faça mais nenhum pagamento à Egesa Engenharia, empresa que estava executando as obras dos seis viadutos da cidade. Segundo informações fornecidas pela prefeitura ao MPF/RO, a Egesa faliu e o contrato será desfeito.“A recomendação é no sentido de que a prefeitura não pague nenhum valor até que a Egesa termine as obras às quais já se comprometeu (viaduto da Jatuarana e passagem por baixo no Trevo do Roque), e também até que se tenha os levantamentos físicos e financeiros das obras, de forma a evitar que a empresa receba mais do que for devido, aumentando o prejuízo aos cofres públicos”, explicou o procurador Reginaldo Trindade.
 
Já a empresa
 
Nega que tenha falido e afirma que “está passando por uma reestruturação financeira em função do cenário econômico atual”. Sobre as obras afirma que “algumas estratégias estão sendo adotadas, como a negociação da entrega da obra da Travessia de Porto Velho, que está sendo conduzida abertamente com as partes envolvidas (DNIT e Prefeitura de Porto Velho) para que tudo transcorra com transparência e dentro dos limites contratuais”.
 
Ou seja
 
Podem esquecer conclusão de obras neste ano. E os transtornos vão aumentar com a chegada das chuvas. Fica olhando.
 
Fale conosco
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
 
Antibióticos são tão eficazes contra apendicite quanto cirurgia
 
Nem sempre é necessário retirar o apêndice para tratar a apendicite. O tratamento com atibióticos também pode ser eficaz. É o que diz estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os pesquisadores examinaram dois tipos de pacientes adultos com apendicite aguda. Foram comparados os que receberam tratamento com antibióticos e os que passaram por cirurgia. O resultado teve a a mesma taxa de eficácia em ambos os casos.  — Alguns pacientes ficam tão doentes que a operação se torna necessária, mas 80% dos que podem ser tratados apenas com antibióticos se recuperam e voltam a ficar com uma boa saúde — declara Jeanette Hansson, autora do estudo. A tese também mostra que pacientes tratados com antibióticos têm menos riscos de recorrência em comparação com os que são operados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS