Por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) com os haitianos que hoje residem no Estado terão a oportunidade de participar do programa de formação, mediante cursos de qualificação que estão sendo ofertados gratuitamente.
A técnica de Políticas Assistenciais da Seas, Elenilda Torres, acompanhada do articulador do SENAI, Hermano Filho se reuniram com um grupo de haitianos, na Escola 21 de abril para convocar e informar a comunidade haitiana sobre os cursos.
De acordo com Hermano Filho serão ofertados os cursos de diversos segmentos como construção civil, vestuário e alimentação. “Nesta primeira etapa o SENAI vai atender com o curso de carpintaria e pedreiro, porque identificamos que é área em que a maioria dos haitianos está atuando no mercado de trabalho”, afirma.
O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos alerta toda a comunidade haitiana que reside em Rondônia para que não perca esta oportunidade. “A Seas convocou todos os haitianos que o governo tem cadastro junto a empresas e casas de apoio para participarem do curso”, comentou.
A articuladora do PSAI Rondônia, Maria Batista destaca a importância destes cursos para os migrantes. “A maioria dos haitianos chega aqui com uma profissão, porém os diplomas do Haiti não têm a mesma validade no Brasil, como em qualquer outro país. A parceria com o SENAI, além de oportunizar a inserção gratuita nos cursos ainda garante um diploma de uma das melhores instituições de formação do Brasil”, finaliza.
O Programa PSAI é coordenado com sucesso pelo SENAI Nacional junto aos Regionais desde 1999 e estabelece amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais. Este tem como objetivo incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos. O Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente REGI – Raça; Etnia; Gênero e Idosos.