Cursos profissionalizantes gratuitos para haitianos em Rondônia integram mais uma ação inclusiva do SENAI

Cursos profissionalizantes gratuitos para haitianos em Rondônia integram mais uma ação inclusiva do SENAI

Cursos profissionalizantes gratuitos para haitianos em Rondônia integram mais uma ação inclusiva do SENAI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) com os haitianos que hoje residem no Estado terão a oportunidade de participar do programa de formação, mediante cursos de qualificação que estão sendo ofertados gratuitamente.    
A técnica de Políticas Assistenciais da Seas, Elenilda Torres, acompanhada do articulador do SENAI, Hermano Filho se reuniram com um grupo de haitianos, na Escola 21 de abril para convocar e informar a comunidade haitiana sobre os cursos.
De acordo com Hermano Filho serão ofertados os cursos de diversos segmentos como construção civil, vestuário e alimentação. “Nesta primeira etapa o SENAI vai atender com o curso de carpintaria e pedreiro, porque identificamos que é área em que a maioria dos haitianos está atuando no mercado de trabalho”, afirma.
O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos alerta toda a comunidade haitiana que reside em Rondônia para que não perca esta oportunidade. “A Seas convocou todos os haitianos que o governo tem cadastro junto a empresas e casas de apoio para participarem do curso”, comentou.
A articuladora do PSAI Rondônia, Maria Batista destaca a importância destes cursos para os migrantes. “A maioria dos haitianos chega aqui com uma profissão, porém os diplomas do Haiti não têm a mesma validade no Brasil, como em qualquer outro país. A parceria com o SENAI, além de oportunizar a inserção gratuita nos cursos ainda garante um diploma de uma das melhores instituições de formação do Brasil”, finaliza.
O Programa PSAI é coordenado com sucesso pelo SENAI Nacional junto aos Regionais desde 1999 e estabelece amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais. Este tem como objetivo incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos. O Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente REGI – Raça; Etnia; Gênero e Idosos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS