A Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia fez a entrega nesta segunda-feira (13 de agosto), de cestas de donativos (latas e pacotes de leite) arrecadados nas inscrições dos cursos oferecidos pela instituição. Considerado um dos maiores eventos de inserção social, o Programa Banco de Leite que se encontrava paralisado foi reativado este ano, e nesta primeira fase atendeu a cinco entidades assistenciais.
Para a diretora da Escola do Legislativo, professora Maisa Soares de Oliveira, em nove anos de funcionamento o Programa Banco de Leite representa um dos maiores programas de inserção social do país. “Os resultados obtidos demonstram o compromisso sempre presente de contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento de Rondônia, caminho este que a nova Assembléia Legislativa decididamente deseja trilhar”, declarou.
Segundo a diretora, a Escola do Legislativo vai mais além do que qualificar e capacitar pessoas, por atuar também com ações solidárias. Após um ano de paralisação (em 2011), ela declarou que agora em 2012, a Escola do Legislativo retoma suas atividades, inclusive atendendo também o interior do Estado e desenvolvendo atividades como o Programa de Educação e Consciência Ambiental, e, agora recentemente, envolvida na preparação do Seminário de implementação e conscientização da Lei Maria da Penha.
As arrecadações de leite foram repassadas aos representantes das seguintes entidades: Nelda de Oliveira Sampaio, representante da Casa Família Rosetta; Maria Aparecida Severo, presidenta da Associação dos Idosos Casa do Ancião São Vicente de Paula; Maria Auxiliadora Modesto Santana, presidenta interina da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Velho; Lael Ézer, presidente da Fundação de Serviços da Assembléia de Deus; e Lúcia Souza Mariúba, presidenta da Associação dos Renais Crônicos Lar Entre Amigos.
O deputado Euclides Maciel (PSDB) defendeu a interiorização da Escola do Legislativo, ponderando ser preciso garantir mais condições para a inclusão no mercado de trabalho, daquelas pessoas que ainda buscam o primeiro emprego. Já a deputada Epifânia Barbosa (PT) ressaltou a importância da nova gestão da ALE, ao democratizar administrativamente suas ações, promovendo desta forma uma reforma positiva e garantido assim mais acesso da população aos seus serviços.