BEM-ESTAR – Oito motivos médicos por trás da fadiga – Por Rosângela Souza

BEM-ESTAR – Oito motivos médicos por trás da fadiga – Por Rosângela Souza

BEM-ESTAR – Oito motivos médicos por trás da fadiga – Por Rosângela Souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cansaço sem fim muitas vezes não é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Em certos casos, ele pode ser sinal de alguma pane no organismo
Ela parece uma companheira chata que insiste em não se ausentar durante o dia, à noite, no trabalho e até mesmo logo após acordar, marca presença e teima em sugar as nossas energias. Estamos falando da fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre-humano para ser realizada.
O problema pode ser sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser conseqüência de uma noite mal dormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença. “Muitas vezes, os pacientes se queixam de falta de energia. Mas trata-se de uma expressão muito vaga, capaz de indicar desde sonolência até depressão”, analisa o neurologista Israel Roitman, especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Ainstein, na capital paulista.
O fato é que a canseira exacerbada tem origem de fato no cérebro. Ele envia a todo momento impulsos elétricos para o corpo, e esses impulsos, ao chegarem aos músculos, sofrem reações químicas resultando em energia mecânica – ou seja, nos movimentos. “A fadiga é fruto de um desequilíbrio, ou seja, quando não há harmonia entre esses estímulos”, afirma Cláudio Pavanelli, fisiologista do flamengo, no Rio de Janeiro.
É claro que ninguém está fadado a viver lutando para manter o pique em alta já ajudam a repor o gás total. Além disso, entender as causas do esgotamento é primordial para domá-lo, principalmente nos casos em que ele vem de enfermidades, por isso nada de desanimar: o importante é se mexer e recarregar as baterias.
A síndrome da fadiga crônica
Quando o cansaço por meses a fio  não tem causa definida, ele pode ganhar essa alcunha. Apesar de não ter sido completamente desvendada, os pesquisadores acreditam que a síndrome da fadiga crônica decorre de infecções e doenças autoimunes. Para contorná-la, exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis são essenciais.
Por que a pilha fica fraca ?
A canseira infindável pode estar atrelada a uma série de problemas de saúde. Conheça os principais
1 Diabete
Como a principal marca da doença é a dificuldade de o açúcar entrar nas células, seja pela falta de produção de insulina, seja pela incapacidade desse hormônio de trabalhar, a glicose no sangue se eleva. “E a glicemia alta faz o indivíduo urinar mais, emagrecer e perder massa magra. Por isso, é comum diabéticos terem cansaço muscular”, afirma Maria Ângela Zacarelli, euroendocrinologista do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
2 Anemia
A escassez de ferro não tem como sinal único a pele pálida. A fadiga é uma de suas características predominantes.” “A anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar,” afirma a nutricionista Roseli Ueno, da universidade de São Paulo. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.
3 Apneia
O popular ronco destrói a qualidade do sono do indivíduo. Ele é duas vezes mais freqüente nos homens do que nas mulheres e, por se distinguir pela interrupção da passagem, do ar pela garganta, provoca o ruído e despertares breves durante a noite. Essa inconstância durante o repouso noturno pode ter como conseqüência uma leseira sem hora para acabar no dia seguinte.
4 Depressão
Vigor abaixo de zero é um traço de quem padece desse problema. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão mina a disposição física. “Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento. E isso acaba gerando o cansaço”, afirma o psiquiatra Teng Chei Tung, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
5 Fibromialgia
Essa síndrome aflora a sensibilidade para a dor. Estima-se que apenas um homem a cada oito mulheres apresenta a doença, que tem raiz genética, podendo passar de mãe para filha. As dores constantes levam à debilitação. “ A pessoa pode ter o sono perturbado e levantar fatigada, sem falar que a própria dor já gera indisposição”, explica o reumatologista Roberto Heymann, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
6 Doença Cardíaca
Piripaques no peito também estão na lista dos motivos por trás de uma letargia. Arritmia e entupimento de artérias são alguns dos precusores da canseira exacerbada.”O coração problemático não bombeia direito o sangue para todos os órgãos. Com isso, eles tendem a entrar em falência” , avisa Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração de São Paulo.sinal de perigo: uma baita fadiga.
7 Distúrbios da Tireoide
Os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertiroidismo, quando a tireóide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. “O coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo”, afirma Maria Ângela Zacarelli
8 Infecções
Além de febre, outro sinal que deve ser notado nesses casos é a diminuição, por assim se dizer, da vitalidade. Seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. “ É que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso”, justifica o infectologista PlínioTrabasso, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Daí o esgotamento do indivíduo.
6 táticas para recarregar as baterias
Hábitos e atitudes que energizam o dia a dia
1 Checkups
Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, caso do eletrocardiograma e do teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.
2 Hidratação
Para quem não quer se cansar, um conselho: manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. “ Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada”, explica o fisiologista Cláudio Pavanelli.
3 alimentar-se regularmente
Fazer refeições a cada três horas é outro segredo para afastar a fadiga ao evitar a queda brusca das taxas de açúcar no sangue. “A maioria dos indivíduos que reclamam de falta de energia não come direito”, ressalta Roseli Ueno. Proteínas, carboidratos, fibras e gorduras como Omega-3 devem estar no cardápio.
4 exercícios físicos
Exercitar o corpo melhora a captação, o transporte e a utilização do oxigênio em nosso organismo. Coração, pulmão e músculos conseguem converter mais desse gás em energia. Por isso, deixar a preguiça de lado e mexer o corpo é um excelente começo para driblar o cansaço constante.
5 Dormir bem
Pregar os olhos por pelo menos oito horas é sinônimo de disposição. O neurologista Israel Roitmann dá a receita do bom sono: evitar álcool, bebidas cafeinadas e refeições pesadas; ir para a cama sempre no mesmo horário;por fim, nada de ver TV, usar o computador e se exercitar até três horas antes de dormir.
6 Atividades prazerosas
Atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. “As atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. Enfim, evitam que a gente enferruge”, afirma o psiquiatra Teng Chei Tung.
 
Saiba mais no programa “Arte na Cozinha”- um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar- AS 11:00h da manhã,de segunda à sexta na rádio boas novas AM 660 KHZ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS