Inaugurada oficina de bonecas na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Inaugurada oficina de bonecas na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Inaugurada oficina de bonecas na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Oportunidade de capacitação, geração de renda e expectativas de um futuro melhor: essas são as palavras da maioria das reeducandas que estão participando da Oficina de Bonecas, na Penitenciária Feminina de Porto Velho. Em um convênio entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Cooperativa Açaí, através da Assessoria de Reinserção Social da Sejus, a oficina foi montada na unidade com cinco máquinas de costura que serão utilizadas por 20 apenadas, divididas em duas turmas de 10 alunas, uma no período da manhã e outra a tarde.
Inaugurada na manhã de segunda-feira (23), a oficina tem o apoio da Vara de Execuções Penais de Porto Velho (VEP). “Nós estamos trabalhando para dar oportunidade de emprego para as apenadas, e a capacitação é primordial. Esse é um projeto de extrema importância não só pela renda que elas vão receber de acordo com a produção, mas pelo ofício que vão aprender que poderá também se tornar a profissão dessas mulheres quando saírem do sistema. A autoestima também se eleva e isso é mais um ponto favorável para a ressocialização apenada”, disse a juíza da VEP, Sandra Silvestre.
Segundo Rodolfo Teixeira, assessor de Reinserção Social, as reeducandas terão direito a 20% do lucro de toda a produção de bonecas. “O curso, ministrado pelas instrutoras cooperadas da Cooperativa Açaí, vai ensinar Corte e Costura, e depois elas vão aprender a produzir as bonecas, com materiais que já serão providenciados pela cooperativa, que tem em outros estados do País a distribuição de produção da matéria prima necessária”, explicou o assessor.
Duração
Serão seis meses de curso, onde as 20 reeducandas terão três meses de capacitação, três vezes por semana (segunda, terça e quarta-feira), e mais três meses de tempo de produção. O assessor de Reinserção acrescenta que a ideia é de manter a capacitação, sob critério seletivo de bom comportamento das reeducandas. “Após essa primeira experiência, nós vamos avaliar a continuidade do curso com uma nova turma. O secretário Fernando Oliveira tem nos dado todas os subsídios necessários para realização desse trabalho de reinserção e capacitação apenada, através de um tratamento humanizado, conforme as metas do governador Confúcio Moura, que tem entre as suas prioridades transformar o sistema penitenciário do Estado em modelo para todo o País”, afirma Rodolfo.
Reforma
Também presentes na cerimônia de inauguração da oficina, o engenheiro elétrico do Departamento de Obras Públicas de Rondônia (Deosp), Cézar Roberto, e a equipe técnica de engenharia da Sejus, entregaram a reforma das instalações elétricas da Penitenciária Feminina, que recebeu mais iluminação na parte externa e manutenção da fiação, gerando mais segurança para a unidade.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS