Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De 14 a 31 de maio a Gerência de Saúde Penitenciária da Sejus (Gesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo a “Semana de Cidadania” na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, no presídio Ênio Pinheiro e Penitenciária Feminina. O objetivo da ação é levar informações de saúde, higiene pessoal e cidadania aos reeducandos.
A novidade este ano é a implantação do projeto “Pensando Saúde e Exercendo Cidadania” do Núcleo de Serviço Social e Enfermagem da Gesau juntamente com a direção das unidades escolares prisionais e a Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Justiça. O projeto contempla dois eixos básicos de ação, demandados pelos próprios reeducandos, que são saúde e cidadania.
O objetivo é promover a saúde e a cidadania através da informação e prevenção de doenças, bem como prestar esclarecimentos sobre os serviços previdenciários e socioassistenciais que os reeducandos e seus familiares têm direito, como também viabilizar o acesso dos mesmos a estes serviços.
No eixo da saúde, estão sendo realizadas oficinas sobre a “Importância da higiene pessoal e ambiental”, a “Saúde do homem e da mulher” e a “Prevenção e identificação de DST`s”. Já nas oficinas do eixo cidadania, os temas abordados são “A importância da documentação” e os “Direitos previdenciários e socioassistenciais do reeducando e sua família”. Ao término das oficinas, caso apresentem alguma necessidade ou demanda relacionada à saúde ou assistência social, os reeducandos serão atendidos pelos assistentes sociais, técnicos de saúde e de reinserção social.
Segundo o coordenador do projeto, o assistente social Carlos Henrique Gomes Sousa, a ação tem uma abordagem interdisciplinar, pois envolve diferentes profissionais como assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos, e tem como base as diretrizes contidas na Lei de Execução Penal, Política Nacional de Saúde Penitenciária, de Assistência Social e Previdenciária.
“A intenção é implantar o projeto em todas as unidades penitenciárias e socioeducativas do Estado, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Gerência de Saúde e Reinserção Social da Sejus”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS