Os alunos da Escola Estadual Jorge Teixeira de Oliveira, localizada no bairro Ulisses Guimarães, em companhia de pais e professores da instituição de ensino, realizaram na manhã de ontem (26), uma manifestação a favor de melhorias para a escola, pois das 10 salas de aulas da escola, apenas uma tem sistema de climatização, as outras nove têm ventiladores e ar-condicionado sucateados. Telhados danificados, forros cedendo, ventiladores incendiados e choques elétricos nas paredes fazem parte da rotina dos alunos.
Para a situação agravar ainda mais, os alunos revoltados com a situação de desprezo por parte da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), terminaram de destruir boa parte dos ventiladores sucateados, pois com a rede elétrica precária, pequenos incêndios acontecem rotineiramente nas salas. De acordo com a direção da escola, pais de alunos estão revoltados com a situação de abandono que a instituição de ensino vem oferendo.
Segundo a Vice-Diretora da Escola Estadual Jorge Teixeira de Oliveira, Milena Cristina, é normal ver pequenos incêndios em disjuntores de energia elétrica das salas. Alguns foram até retiradas das salas para evitar acidentes maiores, porém, no início desta semana uma parte do forro onde está instalado um ventilador, ficou queimada, a fumaça tomou conta da sala e muitos estudantes reclamaram emocionados com a situação, pois a escola tem um índice elevado de alunos nota 10, que gostam de participar das aulas. Mais a situação vem colocando em risco a vida de centenas de estudantes.
De acordo Milena Cristina, diversos ofícios foram encaminhados para a SEDUC, porém, ações emergenciais não estão acontecendo e por este motivo, os estudantes resolveram protestar e os pais dos alunos em apoiar a manifestação, com o objetivo de alertar as autoridades do Estado de Rondônia.