|
Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB.
|
Acusado de cometer crime de peculato, o Senador Valdir Raupp (PMDB/RO) deverá ser julgado nesta quinta-feira (23) no STF (Supremo Tribunal Federal).
A acusação que já levou Raupp a ser condenado no ano 2002 pela Vara Criminal de Porto Velho a seis anos de reclusão seria a de que ele teria cometido crime de peculato enquanto era governador do estado de Rondônia entre os anos de 1994 a 1998.
Após a sentença em primeiro grau, os advogados do Senador recorreram, assim como o Ministério Público de Rondônia que pede uma sentença ainda maior do que a estipulada pela justiça rondoniense.
Cabe aos ministros do STF decidirem o futuro político de Valdir Raupp que caso tenha a sentença condenatória mantida ficará afastado do cenário político por um período de no mínimo seis anos.
Vale lembrar que Raupp ainda tem sete anos de mandato para cumprir representando Rondônia no Senado após uma vitória avassaladora no pleito de 2010.
Os advogados do Senador basearam sua estratégia de defesa sob a alegação de que as provas contra Raupp são frágeis e que teriam sido pegas de outros processos além do fato de que o ex-governador teria tido sua defesa cerceada durante o julgamento em primeiro grau e por esses fatos a condenação deveria ser anulada.
Mais uma noticia que coloca Rondônia em destaque negativo no cenário político nacional, pois além de ser uma maiores forças políticas do estado, Valdir Raupp é presidente nacional do PMDB, legenda que possui a segunda maior bancada na Câmara e a maior bancada no Senado.
O fato de Rondônia ter um presidente nacional de um partido dessa magnitude deveria ser um motivo de orgulho a todos os cidadãos do estado, mas infelizmente temos que assistir mais uma vez um dos nossos representantes públicos sentar na cadeira dos réus.