Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Aumentou para 15 o número de remédios gratuitos distribuídos à população pela Farmácia Popular de Porto Velho com a inclusão do anti-hipertensivo Losartana Potássica 50mg, 15 compridos. A gratuidade dos medicamentos nas farmácias populares do Brasil faz parte do programa “Saúde não Tem Preço", lançado pelo Ministério da Saúde no ano passado. “Com o programa o usuário da rede pode receber gratuitamente os medicamentos para hipertensão e diabetes, mas para isso, ele tem que seguir algumas orientações para o recebimento do remédio”, explicou a farmacêutica Lígia Silveira, da Farmácia Popular de Porto Velho.
Ela adiantou que não há a necessidade de se fazer cadastro porque a gratuidade é regulamentada por uma portaria do Ministério da Saúde. Pelo documento, o usuário tem que apresentar em toda entrega mensal uma receita médica com validade de 120 dias a partir da data de emissão.
Também é exigida do paciente a apresentação do RG, CPF ou procuração, caso não seja o próprio usuário que esteja fazendo a solicitação. “Naqueles casos em que o paciente não tenha condições de se locomover, ele poderá solicitar ao médico um atestado e/ou laudo para justificar sua ausência”, informou.
Lígia Silveira explicou que esse procedimento é necessário porque o paciente é obrigado assinar a liberação do medicamento, e se outra pessoa assinar em seu lugar sem procuração, ela poderá ser enquadrada por "falsidade ideológica", de acordo com o Código Penal Brasileiro.
A validade da prescrição depende do medicamento, mas a concessão é para 30 dias de tratamento, ou seja, todo mês o paciente deverá comparecer à Farmácia Popular. A farmacêutica também ressaltou que a Farmácia Popular não libera medicamentos sem receita ou prescrição médica, pois a instituição tem assegurar todo tratamento farmacológico dos pacientes em todas as etapas da dispensação. “Portanto, não apoiamos a automedicação que por sinal é muito prejudicial à saúde e gera vários malefícios à saúde”, disse.
O programa também atende tanto as receitas/prescrições do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede particular, uma vez que um dos objetivos é atender pessoas que necessitam de medicamentos com preços mais acessíveis ou gratuitos (hipertensão e diabetes).
Medicamentos gratuitos para o tratamento da hipertensão:
Atenolol 25mg comprimido;
Captopril 25mg comprimido;
Enalapril 10mg comprimido;
Enalapril 20mg comprimido;
Furosemida 40mg comprimido;
Hidroclorotiazida 25mg comprimido;
Losartana potássica 50mg comprimido;
Metildopa 250mg comprimido;
Metildopa 500mg comprimido;
Nifedipina 20mg 10 comprimido;
Propranolol 40mg comprimido;
Verapamil 80mg comprimido.
Lista dos Medicamentos gratuitos para o tratamento da diabetes:
Glibenclamida 50mg comprimido;
Metformina 500mg comprimido;
Metformina 850mg comprimido.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS