Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia esteve na Presidência da República
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ainda no mês de dezembro, a Diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia estiveram na Presidência da República, protocolando para a Presidente Dilma Rousseff.
No documento em tom de denúncia é registrado a história de exploração, submissão e condições miseráveis de existência que os Seringueiros e Soldados da borracha foram submetidos . Conta das companhias do governo como: CAETA, SEMTA, SAVA e SNI, relata sobre os recrutamentos feitos, agenciamentos da propaganda enganosa do Governo e distribuição de milhares de homens que tinham a espinhosa responsabilidade de se embrenharem na Selva e garantir a produção do látex para sustentar um “projeto geopolítico” do Governo Federal, em atender os interesses externos., dentro de uma relação estabelecida entre: mão-de-obra, produção e capital que se guiava com métodos e técnicas ante-humana.
Também foi anexado à documentação relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito da Borracha do ano de 1946, acontecida no Congresso Nacional, que investigava as denúncias de abusos, assassinatos, humilhações, trabalho escravo e roubos aos Seringueiros. A finalidade mais uma vez, da documentação foi de informar a Presidenta da República, das ações e atividade do Sindicato, bem como pedir o apoio e empenho por parte da Presidenta em reconhecer os Soldados da Borracha como os legítimos tutores de direitos, passivos de receberem a indenização e o justo aumento salarial reivindicado na PEC 556/2002.
Segundo à Diretoria do Sindicato a viagem à Brasília foi de grande importância para dar mais um nó de avanço na questão da luta pela ação indenizatória e a própria PEC que prevê aumento salarial. Desta vez os representantes da categoria foram atendidos por dois Ministérios do Governo onde protocolaram ofícios de da instituição, dando conta dos entraves que impossibilitam a emancipação de direitos. O resultado disso foi o encaminhamento das reivindicações apresentadas, assim em curto prazo esperasse da Presidenta Dilma uma medida acertada para o reconhecimento justo dos homens que foram responsáveis pelo processo ocupacional, não apenas na produção da borracha, mas no desenvolvimento e surgimento das cidades como: Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho, bem como da Região Norte.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!