O curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Administrativas de Rondônia – FATEC, concluiu o semestre letivo 2011-2 com várias atividades em cada período. Na semana que passou já haviam acontecido outras três atividades com o Seminário de Literatura Infantil, o Painel Paulo freire e a Oficina de Pedagogia Infantil, coordenadas respectivamente pelo prof. Esp. Ruimar, profª Me Sheila e Profª Vera Lúcia. As atividades desta semana foram os seminários de Mostra de Talentos (profª Marxlene), Feira de Ciências (profª Márcia) e o Seminário Valores Históricos de Rondônia (prof.Me Kary Falcão).
A Mostra de Talentos – Pluralidade cultural foi coordenado pela profª Esp. Marxlene Vieira junto aos alunos do 3º período de Pedagogia. A idéia, além de buscar a desinibição dos futuros pedagogos, é também que procurem criar histórias, mostrar sua realidade e diversificar as atividades junto aos seus alunos. Afinal “com arte também se educa e de uma forma muito prazerosa”, afirmou a professora Marxilene.
A Feira de Ciências coordenada pela professora Me. Marcia Barbosa objetivou estimular a pesquisa junto aos acadêmicos e o seminário mostrou o resultado destas pesquisas. Cada grupo focou em um aspecto. Por isso se teve exposição de temáticas muito variadas como a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comidas típicas africanas, contribuição indígena para a alimentação, arte educação, hidrelétricas do Madeira entre outros temas. E todas as pesquisas foram mostradas de forma lúdica, simples, mas com fundamentação teórica. “assim que as nossas educadoras terão de orientar seus alunos no futuro também”, afirmou a coordenadora do seminário, professora Marcia.
O Seminário “Valores Históricos de Rondônia” tem como objetivo principal levar aos alunos do Curso de Pedagogia uma série de experiências relacionadas ao ensino em Rondônia. Com isso a Professora Ursula Maloney, professora de família Afrocaribenha, foi convidada para apresentar aos alunos suas experiências e contribuição para a história da Educação em Rondônia. Para a professora, todo educador tem de estudar e se dedicar ao que faz e fazer com amor, bem feito, pois “somente assim poderá ser chamado de educador”, disse.
E com o objetivo de discutir a implantação da história e cultura africana no currículo do Ensino Fundamental e Médio, o evento contou com a participação do Babalorixá Tony do Oxossi, Antony Arnoud Velasco, também de origem Afrocaribenha, que apresentou aos presentes a importância da cultura africana dentro do currículo escolar bem como a origem das Religiões de Matrizes Africanas em Rondônia. Pai Tony valoriza muito a escola. Para ele a escola “ é um espaço onde as diferenças são manifestadas e é através dessas diferenças que se vê a valorização das pessoas”. Afirma também que as religiões africanas não discriminam, pois “seu principal objetivo é cultuar os nossos deuses que estão na própria natureza”.