PRIMEIRA MÃO - Quem acha que tem moral para só cobrar decência dos outros, que levante o dedo! – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Quem acha que tem moral para só cobrar decência dos outros, que levante o dedo! – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Quem acha que tem moral para só cobrar decência dos outros, que levante o dedo! – Por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A sociedade precisa fazer o mea culpa, se quiser corrigir muita podridão que atinge nosso país. E tem que começar, cada um por si, a dar bom exemplo, para depois começar a criticar os outros. Circula na internet algumas particularidades do brasileiro comum, que, infelizmente verdadeiras, demonstram que há um longo caminho a se percorrer, individualmente, antes de, por exemplo, começar a  criticar políticos, a protestar contra a corrupção e outras coisas mais. Vamos apenas alguns exemplos, que, todos sabem, são a pura verdade sobre o que a maioria dos brasileiros faz::

 

 - Coloca o nome do colega que faltou na lista de presença

- Paga alguém para fazer seus trabalhos, principalmente os escolares

- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas

- Estaciona até embaixo de placas de proibição e ignora a maioria das leis do trânsito

- Paga suborno para não ser multado, cometendo um crime e tornando a autoridade também criminosa

- Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura, promessa de carguinho e emprego público, de preferência recebendo sem precisar trabalhar

- Fala no celular quando dirige e bebe antes de sair no seu carro, mesmo sabendo que pode morrer ou matar alguém

 - Pára em filas duplas e até, triplas, em frente às escolas. E os outros que se danem; estaciona em vagas de deficientes

- Muda de cor, dizendo que é preto ou pardo, só para ter mais chance de entrar numa faculdade

- Fura fila de bancos, tentando enganar os outros; paga atestado médico falso só para não ir trabalhar; compra recibo frio só para pagar menos imposto de renda;

 - Faz "gato" de luz, de água e de TV a cabo, mexe no contador para pagar menos energia, faz ligação em sua casa, sem pagar água.

Com tudo isso  - e são apenas poucos exemplos – temos moral para chamar político de ladrão e nos dizer indignados com a corrupção e impunidade que campeia nesse nosso Brasil?

 

TEM MUITO MAIS

Vale a pena citar mais alguns exemplos do que se faz, todos os dias: adulterar o velocímetro do carro quando vai vendê-lo, enganando o comprador; emplacar o carro fora da sua cidade, só para pagar menos IPVA, mesmo que isso seja um grande prejuízo à sua comunidade; jogar lixo na rua, geralmente às escondidas, sabendo o que isso pode representar para toda a vizinhança; comprar produtos pirateados, sabendo da ilegalidade e que isso pode alimentar o crime organizado. E, pior de tudo: tem muito mais...

 

“DESCONFIÔMETRO”

Frases do governador Confúcio Moura, em seu blog, sobre mais uma roubalheira descoberta, envolvendo autoridades e servidores públicos: “A desgraceira ou bem-aventurança que aconteceu na sexta-feira, foi tudo por desenfreio ambicioso por dinheiro. E dinheiro público. Negócios públicos tramados com participação de muita gente, de dentro e fora do governo. Temos que tirar ensinamos de tudo e ligar o desconfiômetro, sempre”.

 

SÓ DOIS

Na Assembleia Legislativa, o Regimento Interno determina que o primeiro vice assuma, em caso de ausência do presidente. Foi o que fez José Hermínio Coelho, cumprindo rigorosamente a lei. O problema agora é com o afastamento dos demais membros da Mesa Diretora. Se não voltarem por força de liminar ou nova decisão judicial, a Mesa ficará apenas com Hermínio e Maurão de Carvalho. E isso o Regimento não permite. Teria, então, que haver nova eleição. Não se sabe ainda se para a presidência ou só para os cargos vagos.

 

LUTA INTERNA

A tendência, a se manter o afastamento dos cinco parlamentares da Mesa, é que haja nova eleição para o comando da Assembleia Legislativa. Não haverá outra saída legal. E isso, é claro, se ocorrer, desencadeará uma nova e violenta luta política dentro do parlamento. Nos próximos dias se saberá, com segurança, quais os caminhos a serem seguidos. Já há um início de pressão de deputados que sobreviveram à Operação da PF, que querem nova escolha da Mesa da ALE. Inclusive do presidente.

 

TEM COISA PIOR

As primeiras prisões e decisões judiciais para afastamento de deputados e funcionários públicos, ainda se referem apenas a crimes que supostamente foram cometidos em nível estadual. O caso mais complexo, para muitos réus, envolve o desvio de dinheiro do SUS, um crime federal. Daí sim, quando mais detalhes sobre esse tema saíram ao público, se saberá com exatidão a grandeza dos desvios. E as pesadas penas a que alguns deles poderão ser condenados.

 

SÉRGIO LEONI

A família Leoni, com Everton Leoni e Elton Leoni à frente (filhos) e Marlon Leoni (neto), além dos quase 300 funcionários do Sistema Imagem de Comunicação, composto pela TV Candelária, Record News Rondônia, Rádio Parecis e Rádio Vitório Régia, estão de luto. Faleceu ontem o patriarca Sérgio Leoni, aos 83 anos. Figura queridíssima de todos os que o conheceram, seu Serginho, como era chamado, foi sepultado ontem à tardinha, no Jardim da Saudade. E deixará muita saudade.

 

PERGUNTINHA

Dá ou não dá um calafrio na espinha, quando muita gente do mundo político vê uma viatura da Polícia Federal circulando pelas ruas?

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS