Municípios rondonienses são os que mais desenvolvem na Região Norte

Municípios rondonienses são os que mais desenvolvem na Região Norte

Municípios rondonienses são os que mais desenvolvem na Região Norte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os municípios de Rondônia são os que apresentam maior índice de desenvolvimento em relação aos demais da Região Norte. Embora o ritmo de crescimento seja considerado moderado, se comparado aos dos estados mais desenvolvidos do País, as políticas municipais registram aumento de 38,98% no setor de Emprego e Renda, 19,94% em Educação e 24,98% na Saúde. No geral, o índice de desenvolvimento é de 25,92%, tomando como base o ano de 2009 sobre estudo divulgado recentemente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Na pesquisa, que aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), a instituição considera o comportamento de cada região nas seguintes categorias: de 0,1 até 0,4 (baixo desenvolvimento); de 0,4 a 0,06, (moderado); de 0,6 a 0,8 (desenvolvimento médio); e de 0,8 a 1,0 (alto desenvolvimento). No caso de Rondônia, que aparece na escala entre 0,4 a 0,6, está com desenvolvimento moderado. Vale destacar que, num contexto generalizado, Rondônia se projeta como o melhor entre os piores, já que, a Região Norte, juntamente com o Nordeste, constatam os menores avanços.
Ainda de acordo com o IFDM, caso o desenvolvimento de Rondônia permaneça no mesmo desempenho, a expectativa é que apenas no ano de 2028 os municípios chegarão ao mesmo patamar das regiões mais desenvolvidas do Brasil. Os cálculos estatísticos, segundo a entidade, são feitos de acordo com dados oficiais municipalizados e divulgados pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2011, essas informações oficiais mais recentes disponíveis são de 2009. Dessa forma, só em 2037 os municípios brasileiros estarão em pé de igualdade na prestação dos serviços.
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) teve acesso aos dados, elaborou gráficos e os apresentou aos prefeitos em reunião na última semana, em Porto Velho. O presidente, prefeito Laerte Gomes, lamentou a disparidade do IFDM em relação ao País, mas destacou os pontos positivos em comparação aos estados da Região Norte. Um exemplo citado por ele é sobre os investimentos feitos na área da saúde, que chega a passar de 25% da receita líquida da maioria dos municípios. Outro ponto ponderado pelo gestor é com relação ao Índice de Emprego e Renda, que não apresenta crescimento uniforme, o que para ele, prejudica outras localidades.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS