PRIMEIRA MÃO - As pessoas de bem de Rondônia se mobilizam pelo hospital do câncer – Por Sérgio Pires
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todos os anos, centenas de rondonienses atravessam parte do país, a maioria de gente pobre, com pouco dinheiro e vai para Barretos. Para se tratar de vários tipos de câncer. Os números são oficiais: de cada 100 rondonienses acometido pela doença, 97 vão se tratar naquela cidade do interior de São Paulo, referência mundial no tratamento da doença. Porque lá é de graça. Porque lá todos são bem tratados. Porque lá há perto de mil voluntários, desde médicos e enfermeiros, até simples servidores. De artistas famosos a anônimos abnegados, atendendo com respeito e até amor todos os doentes. Os rondonienses saem de todos os quadrantes do Estado para tentar salvar a vida. Muitos ficam semanas, meses e até anos, na luta contra a morte, porque há casos de todos os tipos: desde os menos perigosos até aqueles em que, se não tiver tratamento de qualidade, longo e penoso, a morte é certa e em curto prazo.
Agora, o Hospital do Câncer quer implantar uma filial em Porto Velho, para tratar aqui mesmo tantos rondonienses doentes. E porque não veio ainda? Porque há algumas questões ainda impedindo que isso ocorra. Por exemplo: exigência legal de que seja criada uma fundação local, para receber as doações, principalmente de verbas públicas e prestar contas aqui mesmo, aos órgãos do Estado. É um empecilho burocrático forte, mas não intransponível. O próprio Ministério Público, que a tudo fiscaliza, quer dialogar e encontrar uma solução. O que não se pode é sequer pensar em não instalar a filial do Hospital de Barretos em Rondônia. Não importa o que tiver que ser feito, terá que ser feito. A vida de tantos rondonienses tem que ser prioridade, acima de qualquer quesito burocrático ou formal. É salutar que as pessoas de bem de Rondônia já estejam correndo atrás das soluções para os problemas. Aqui, nós não podemos abrir mão desse benefício que ajuda, principalmente, aqueles que mais estão desesperados e que mais precisam.
COMANDANTE EM CHEFE
Deus que nos ajude! O maior traficante do Brasil, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, preso esta semana no Rio, pode ser o próximo hóspede do Presídio Federal de Porto Velho. Se vier, como se desenha, será mais um dos grandes bandidos que chegam por aqui e trazem consigo todos os riscos imagináveis. Até porque sua turma, os asseclas, os parceiros do crime, vão chegando junto. O comandante fica na cadeia, mas mandando na turma que fica no entorno. E é aí que mora o perigo.
MAIS AÇÃO
Menos conversa e mais ação. Essa é a realidade do projeto “Escola dos Sonhos”,. O governador Confúcio Moura tratou de partir para a realização da proposta de imediato. E já começou pelo distrito de Jacy-Paraná. Aliás, esse devia ser o mote dos governantes em geral. Ao invés de ficar anunciando obras que nunca saem do papel, deveriam primeiro fazer e depois falar. Confúcio está fazendo isso, na questão da escola integral. Tem que ser cumprimentado por isso.
MUITOS NOMES
Há pouco, os tucanos não tinha certeza para que lado iriam nas eleições em Porto Velho. Agora, com a aliança feita com PV e PR, nomes de pré candidatos é o que não faltam. Miguel de Souza (PR), Lindomar Garçon (PV), Mariana Carvalho e Jean Oliveira (vereadora e deputado tucano) e o ex promotor Ivo Benitez, são cotados para a disputa. E ainda vêm mais nomes por aí.
PROJETO 2014
E o presidente regional do PSDB, Expedito Júnior já bateu o martelo: não disputa as eleições municipais de 2012. Vai coordenar o partido e as alianças, mas, ele próprio, fica fora da corrida. Está mesmo de olho é em 2014, onde vai disputar o Governo. Contra Confúcio, contra Cassol e os que mais aparecerem pela frente. Expedito quer mesmo é o Palácio Presidente Vargas!
AINDA NÃO DECOLOU
Nome certo para 2012 à Prefeitura de Porto Velho é o do deputado José Hermínio Coelho. Terá algumas dificuldades, como para fazer o eleitor entender sua saída do PT e o ingresso num partido que, ao menos até agora, não tem uma ideologia concreta. E precisará ver o PSD decolar, o que não aconteceu ainda. Mas tem voto e pode chegar lá.
PAPO DE REDAÇÃO
Está fazendo o maior sucesso um novo programa de rádio, lançado pela Parecis FM. O Papo de Redação reúne alguns nomes dos mais experientes do jornalismo rondoniense, tratando com criatividade, bom humor e inteligência, mesmo os temas mais polêmicos. Domingues Júnior comanda. Participam Everton Leoni, Beni Andrade e Sérgio Pires, na equipe fixa, além de convidados. É de segunda a sexta, a partir do meio dia, em rede estadual. Na net, o programa pode ser acompanhado pelo site ww.parecis.fm.
VAI TARDE
O ministro Carlos Lupi, do Trabalho, cada vez que abre a boca, se enterra mais. Só diz asneiras e demonstra mais uma vez que o que os partidos aliados empurram goela abaixo da presidente Dilma, sempre pode ser o pior dos seus quadros. O Brasil merece gente muito melhor. Quando for, já irá tarde, o falastrão Carlos Lupi.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!