Juiz de Rondônia fala sobre alimentos gravídicos no VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família

Juiz de Rondônia fala sobre alimentos gravídicos no VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família

Juiz de Rondônia fala sobre alimentos gravídicos no VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2008 foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro a Lei Federal n°11.804, que obriga o pai a pagar à gestante uma quantia com intuito de ajudar no custeio de despesas de alimentos, assistência médica, como exemplos.
Segundo o texto da lei, alimentos gravídicos são definidos como "os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes à alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes".
Segundo o juiz Raduan Miguel Filho (RO), vice-presidente do IBDFAM - RO, "há um tabu com relação aos alimentos gravídicos, principalmente quando se trata de provar a paternidade". Ele explica que "como é impossível realizar o exame de DNA antes do nascimento da criança, a requerente precisa provar, por meio de testemunhas, por exemplo, o vínculo com o suposto pai da criança. As provas precisam convencer o juiz para que não seja feita nenhuma injustiça".
Congresso
Para esclarecer a questão dos alimentos gravídicos, Raduan vai proferir uma palestra acerca do tema no VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, em Belo Horizonte. O juiz afirma que vai trazer para o evento uma visão prática sobre o assunto. "Vou mostrar o que acontece nos tribunais. Um dos problemas que permeiam os alimentos gravídicos se refere às provas que, muitas vezes, são frágeis", afirma. "Esse Congresso traz temas atuais, é o Direito vivo dos tribunais. Tenho certeza de que será a melhor edição do evento"
A palestra do juiz será realizada no dia 14 de novembro, a partir das 14 horas, no VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família. O evento é o maior da América Latina na área do Direito de Família e reunirá especialistas de todo o país entre os dias 13 e 16 de novembro, em Belo Horizonte, no Minascentro. Para mais informações, o site é www.ibdfam.org.br/congresso
IBDFAM - Maior entidade voltada às questões envolvendo o direito das famílias, o Instituto tem participado de todas as decisões políticas legislativas e de todos os avanços em Direito de Família. O instituto elaborou o Estatuto das Famílias, Projeto de Lei 674/2007, em tramitação no Congresso Nacional, uma nova legislação para positivar um Direito das Famílias mais adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS