O governo estadual, por intermédio da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), deu início na manhã de sábado (15) a 31º Campanha de Combate a Febre Aftosa. O lançamento oficial aconteceu no Parque de Exposição Sebastião Franco, no município de Pimenta Bueno e contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas, entre autoridades estaduais, federais, produtores e servidores da Idaron.
O governo comemorou o registro de que mais de 80 mil (99.67%) produtores atenderam ao chamado da Agência Idaron, declarando seu gado vacinado, bem como, prestaram informações sobre sua propriedade e consolidando informações no que é hoje um dos maiores bancos de dados produtivos no Estado, durante a 30º campanha, lançada no mês de abril.
Durante abertura o governador Confúcio Moura enfatizou que a Agência Idaron tem uma equipe técnica invejável e que a meta neste ano é vacinar 12 milhões de cabeças. “A 31º Campanha de Vacinação da Febre Aftosa já é um sucesso. É grande nosso compromisso e estamos entrando na área da Bolívia e vacinando o gado para evitar problemas para o nosso Estado. Temos que divulgar Rondônia e melhorar nossa imagem de um Estado eficiente, de destemidos pioneiros”.
O presidente Marcelo Henrique Borges disse que na última campanha realizada de 15 de abril a 15 de maio teve 99,67 % de índice de declaração, meta que deverá ser superada. “Esse é nosso grande desafio, contudo superar com qualidade. Tudo isso é muito importante para economia do estado, visto que esse setor responde por mais ou menos 40% da nossa economia”, explicou o presidente Marcelo Henrique. Ressaltou ainda a importância da fiscalização nas fronteiras e disse que o objetivo é melhorar ainda mais.
De acordo com o diretor Executivo Augusto Fernandes Neto, Rondônia possui mais de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, sendo o sétimo maior rebanho nacional. Conta com 17 frigoríficos com inspeção federal e cinco com estadual, sendo eles responsáveis pelo abate de mais de dois milhões de animais por ano. São quase um bilhão de litros de leite processados anualmente em cerca de 50 lacticínios com inspeção oficial em todo o Estado. É o quarto maior exportador de carne e a oitava maior bacia leiteira no Brasil, sendo a maior da região Norte.
O calendário oficial de vacinação contra febre aftosa para o ano de 2011 foi estabelecido pela Portaria N° 148, da Agência Idaron, assinada em 14 de fevereiro de 2011, em conformidade com a lei estadual n° 982 e com anuência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
A 31º campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 15 de novembro e a declaração vai até o dia 20 de novembro.