PAINEL POLÍTICO – “Não garanto a ninguém que o PSD vai estar pronto para 2012” diz Moreira Mendes - Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Garante
O deputado federal Rubens Moreira Mendes, em contato com a coluna, afirmou garantir que quem for com ele para o PSD não vai perder o mandato. Ele explicou que apesar do partido ainda não ter registro, está tudo caminhando para que isso aconteça dentro de no máximo duas semanas, inclusive o registro no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. O parlamentar afirmou que necessitava de 860 assinaturas para pedir o registro, e conseguiu 1.660. O PSD protocolou pedidos de registros em 22 TREs, mas até o momento apenas Santa Catarina deferiu. Para existir o partido precisa do reconhecimento de no mínimo 9 tribunais.
Não garante
Mas o deputado afirmou que não garante a nenhum novo filiado a possibilidade da legenda estar pronta para disputar as eleições em 2012. Moreira declarou que podem ocorrer atrasos ou percalços que fujam do controle e é sempre bom manter os pés no chão. Portanto, quem quiser ingressar no PSD contando com a possibilidade de entrar na briga em 2012, vai fazer por conta e risco.
Ainda filiado
O deputado também afirmou que não pediu desfiliação do PPS, partido pelo qual foi eleito. ele declarou que apenas “informou a liderança da legenda no Congresso de sua intenção” e esse, segundo Moreira Mendes, foi o maior constrangimento desse processo. Segundo o deputado, suas relações com o PPS são as melhores possíveis e ele pretende manter exatamente dessa forma. O ex-deputado estadual Ezequiel Neiva é quem assume a legenda com a saída de Moreira Mendes, e ambos mantêm uma relação “afinada”.
E o PPS?
Moreira Mendes é o principal nome que o PPS tem (ou tinha) em seus quadros em Rondônia. Com a saída dele, a legenda vai ficar enfraquecida. Por mais que o deputado garanta que não quer “esvaziar o partido” dificilmente a agremiação terá forças para caminhar sozinha e tende, em um futuro próximo, a virar uma legenda de aluguel e se tornar um partido nanico, pelo menos em Rondônia. Moreira Mendes sai deixando toda a estrutura montada, mas sem grandes lideranças o futuro não é lá muito promissor. Resta aguardar quais os rumos que Ezequiel Neiva vai dar a legenda.
Afastado
A Direção Geral da Polícia Civil agiu rápido e afastou o delegado recém-nomeado Marcos Barp de Almeida, acusado de ter se envolvido em uma confusão com a PM, dirigir embriagado e a desacatar policiais em Guajará Mirim, cidade onde era delegado regional. O caso veio à tona através dos sites de notícias na última sexta-feira. De acordo com a direção da polícia, foi retirado, por medida cautelar, a arma e o distintivo do delegado, e ele terá que fazer uma avaliação psicológica e acompanhamento. O comportamento de Barp poderia ter terminado em tragédia, não fosse a cautela que a polícia militar adotou no caso. Guajará Mirim é uma cidade de fronteira e um sujeito armado, supostamente embriagado dentro de um carro é suspeito até a alma. Ele deu sorte de não ter levado um tiro.
Sina
Mas Guajará Mirim é uma cidade que nunca levou sorte com autoridades. Tem alguma coisa muito errada com aquele pedaço de Brasil.
Índia
Por volta das 19 horas, nos cruzamentos mais movimentados, dá para se ter uma clara percepção da imensa quantidade de motocicletas que circulam em Porto Velho. As motos ‘furam a fila’ e ficam paradas defronte aos sinaleiros. E são muitas. Temos a impressão que estamos na Índia ou na Bolívia. E essa impressão aumenta quando você vê uma moto adaptada, transportando dois garrafões de água de 20 litros, pendurados em suportes feitos em serralherias, ou puxando um reboque, coisas que só se vêem no Brasil.
Perigo
Moto é um meio de transporte perigoso. Em países desenvolvidos, o número de motocicletas nas ruas é pequeno. Quem compra uma moto, tem a impressão que está fazendo um bom negócio, que vai economizar. Mas essa é uma economia que sai caro. O que se gasta com tratamentos e a recuperação dos acidentados são números impressionantes. Isso quando escapa.
Proteção
Porém, as motos são ágeis, custam em média um terço do valor do carro popular mais barato e a manutenção é bem mais conta. Mas o que não dá é ver motociclista de bermuda, chinelo, sem capacete, levando na garupa uma mulher sentada de lado. Engraçado que parece que só quem vê isso são os motoristas, porque os abelhas da prefeitura que ficam amontoados em semáforos não conseguem enxergar essas aberrações.
Preocupação
Vem em quando o governador Confúcio Moura tem uns lampejos e cobra a turma que diz trabalhar para ele. Dessa vez foi o ‘cai não cai’ Vicente Moura, o Cambuquira. Confúcio diz ter pedido no início do ano um estudo de impacto do trânsito nas imediações do Centro Político Administrativo – CPA, porque na vizinhança tem o Tribunal de Justiça, o Teatro Estadual, Tribunal de Contas, a nova Assembleia Legislativa e outras obras, que vão complicar, e muito, a trafegabilidade naquela área. Certo o governador em se preocupar com isso, coisa que o TJ deveria ter feito e não fez. Mas o governador se queixou que até hoje não recebeu o tal estudo.
Nem aí
E nem vai. Confúcio ainda não entendeu que ele não precisa de ‘amigos’, ele precisa de gente que resolva. E boa parte da equipe dele não resolve. Ficam brincando de empurrar o problema. Enquanto isso o tempo vai passando, os problemas se avolumando e a coisa não anda. Daqui a pouco o CPA estará pronto e estacionamento naquela região vai valer ouro.
Modismo
Com o acidente em um parque de diversões que vitimou uma adolescente no Rio de Janeiro, as autoridades descobriram o que qualquer pai que já levou seu filho a um parque já sabia, a maioria deles não tem nenhum tipo de segurança e não fosse pela fatalidade, ninguém tomaria nenhuma atitude. Uma pena que no Brasil não exista prevenção, espera-se que a coisa exploda para depois ver o que acontece.
Por aqui
Os parques transitam em feiras agropecuárias por todo o Estado sem nenhum tipo de controle. Já foram registrados dezenas de acidentes, alguns mais graves, outros menos, mas todos causados por péssimas condições dos equipamentos. Resta saber se as autoridades locais vão pelo menos entrar no embalo do restante do país e exigir a mínima manutenção desses brinquedos.
No molhado
O Movimento dos Atingidos pelas Barragens –MAB, fechou a BR 364 nesta segunda-feira. Os manifestantes fazem uma série de exigências e cobram até compensações pela usina de Samuel. O movimento chove no molhado. A hora de negociar compensação é antes da aprovação das licenças. Depois que aprova, já era. É esperar para ver.
Avalista
Em Seringueiras um consumidor da Ceron que teve o contador de energia levado pela empresa, sob a alegação que o mesmo apresentava problemas, foi comunicado que os lacres estavam perfeitos, mas internamente algo estava errado com o contador. O consumidor pediu mais informações sobre o problema e ao mesmo tempo se dispôs a quitar um débito, no valor de R$ 1.840,83. Ele pediu um parcelamento e foi informado que o parcelamento só seria feito mediante a apresentação de um avalista. A pergunta é, para que um avalista se a Ceron pode interromper o fornecimento em caso de inadimplência?
Procura
Desde que PAINEL POLÍTICO começou a anunciar, a procura pelo primeiro Anuário Advogados de Rondônia 2012, está grande. O anuário vai circular a partir de dezembro em todo o Estado. Além de apresentar os escritórios de advocacia mais importantes de Rondônia, o anuário vai trazer entrevistas e reportagens segmentadas. Informações sobre como fazer parte podem ser obtidas pelo telefone 3229-8673 ou 9984-8906. Só para constar, esse será o mais importante catálogo de escritórios de advocacia, em edição de luxo com todas as páginas envernizadas. Quem não entrar nesse, só em 2013. Serão 50 páginas.
Menos invasiva
Implante desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Braile Biomédica, de São José do Rio Preto, promete corrigir desgastes na válvula do coração sem precisar abrir o peito do paciente, num procedimento mais simples e rápido que o realizado atualmente pelos médicos.O grupo criou uma válvula artificial, feita com pericárdio bovino (a pele que reveste o coração do boi), que pode ser implantada no paciente com a ajuda de um cateter, inserido por meio de um corte pequeno. O implante é indicado para uma doença chamada estenose aórtica grave - um desgaste ou calcificação da válvula que regula o fluxo sanguíneo do coração para a aorta. A maioria dos pacientes com o problema é idosa, o que torna a cirurgia tradicional, feita com o peito aberto, de altíssimo risco. Batizada de Inovare, a válvula aguarda aprovação Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzida comercialmente. Pela nova proposta, o tempo da cirurgia cai de 2 horas para 40 minutos e a recuperação, que leva de dois a três meses, ocorre em cerca de 15 dias. O corte, que na cirurgia convencional chega a 30 cm, resume-se a uma incisão de 5 cm. A empresa estima que, assim que receber autorização para comercializar a válvula no País, receberá uma demanda de dez unidades por mês. Ela também pretende exportar o produto.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!