Agricultores de União Bandeirantes aplicam conhecimentos no plantio da banana

Agricultores de União Bandeirantes aplicam conhecimentos no plantio da banana

Agricultores de União Bandeirantes aplicam conhecimentos no plantio da banana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desbastar, desfolhar, adubar, corrigir a acidez do solo e aterrar a bananeira são alguns dos conhecimentos técnicos repassados por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em dias de campo com produtores de banana do distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho. A ação faz parte do Projeto Tempo de Empreender Rondônia, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil, empresa criada especialmente para investir no projeto da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau).
 
O distrito é uma das comunidades localizadas no entorno da obra da UHE Jirau que receberão assistência para a viabilização técnica e econômica na produção e comercialização de frutas, especialmente o abacaxi, banana e açaí. Desde o segundo semestre de 2010 técnicos da Emater têm visitado propriedades de agricultores familiares e realizado dias de campo na região. O resultado é que já nos primeiros seis meses de assistência técnica muitos agricultores aplicaram os novos conhecimentos em suas propriedades e obtiveram frutos de melhor qualidade.
 
Segundo o agricultor Agnaldo dos Santos, conhecido como Pedro Farinheiro, antes de melhorar a qualidade dos frutos que produzia em sua propriedade, ele vendia uma caixa de banana a R$ 7,00 e hoje vende por R$ 15,00. “No meu sítio eu não uso agrotóxicos e faço plantio consorciado, assim evito a proliferação das pragas que costumam aparecer na monocultura.
 
Com os técnicos da Emater, aprendi a fazer armadilhas ecológicas para capturar a broca da bananeira, que é um besouro que se desenvolve na planta e faz com que as folhas fiquem amarelas, os cachos se tornem pequenos e as plantas fiquem sujeitas a tombar.”, esclarece Pedro com ar de satisfação e completa: “Ao plantar novas plantas eu estou aplicando o espaçamento de 3mx2m e abrindo covas de 40cmx40cm, como explicaram os técnicos, antes eu fazia diferente. Ao usar a tecnologia eu percebi que a qualidade e produtividade do meu plantio aumentaram, assim como o preço pago pelo meu produto. Para que as coisas continuem a progredir quero continuar melhorando a qualidade dos frutos produzidos no meu sítio. Essa é uma boa oportunidade de crescimento oferecida pelo Tempo de Empreender Rondônia que eu aproveito com alegria”.  
 
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade,  Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric. 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS