TRF indefere pedido de suspensão de licenciamento de Linhas de Transmissão do Rio Madeira

TRF indefere pedido de suspensão de licenciamento de Linhas de Transmissão do Rio Madeira

TRF indefere pedido de suspensão de licenciamento de Linhas de Transmissão do Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão do juízo federal da 5ª Vara da Seção Judiciária de Rondônia e indeferiu o pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado de Rondônia para que fosse suspenso o processo de licenciamento prévio das linhas de transmissão que conectarão o complexo hidrelétrico do Rio Madeira (6.600 MW) ao Sistema Interligado Nacional.

Segundo o processo, o Ibama teria descumprido a resolução do Conama nº 09/87, não tendo publicado editais designando audiências públicas nos municípios que seriam afetados pela linhas de transmissão nem divulgado adequadamente as audiências que seriam realizadas.

Os advogados e procuradores da Advocacia Geral da União sustentaram que o edital de divulgação dos locais das audiências para consulta foi publicado duas vezes no Diário Oficial da União, em junho e julho de 2010.  A AGU sustentou que também houve a realização de 10 audiências públicas, cinco para cada linha de transmissão, sendo duas em cada estado envolvido e que foram amplamente divulgadas na imprensa e nos locais de realização.

Segundo o órgão, esse procedimento assegurou a presença de vários segmentos da sociedade, como as comunidades indígenas e quilombolas.  As linhas linhas de transmissão das hidrelétricas Jirau e de Santo Antônio partem de Porto Velho (RO) até a cidade de Araraquara (SP), percorrendo aproximadamente 2.400 quilômetros, passando por 107 municípios.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS