Expulsão
O governo está com uma lista contendo 63 nomes de policiais militares que deverão ser expulsos da corporação nos próximos meses, entre eles, Jesuíno Boabaid, o líder do movimento grevista. A idéia é “limpar” a casa para evitar novas rebeliões. Alguns policiais realmente cometeram excessos e devem responder por isso, mas o restante da lista foi porque são lideranças que podem vir a causar mais “problemas”. Claro que a expulsão leva tempo, mas é uma prioridade para o Palácio.
Excessos
Entre os muitos crimes cometidos por policiais militares durante a segunda paralisação, que quase terminou em confronto com a Companhia de Operações Especiais, está um que realmente foi premeditado e poderia ter acabado em tragédia. Um grupo de policiais cercou os veículos que transportavam a refeição dos presos e não fosse pela intervenção da COE, poderíamos ter tido uma rebelião no sistema prisional do Estado. Realmente, movimento grevista é uma coisa, tentar deliberadamente criar uma rebelião é irresponsabilidade.
Resta agora
Saber como vai terminar toda essa novela. Os policiais já perceberam que o governo evita o enfrentamento e isso é ruim. Caso tenha início o processo de expulsão das lideranças grevistas, é possível que tenhamos nova crise no setor de segurança.
Reuniões
Neste domingo o jornal O Estadão de São Paulo publicou reportagem repercutindo o material produzido por PAINEL POLÍTICO há cerca de duas semanas sobre a guerra entre os sindicatos pelos trabalhadores das usinas. A reportagem do periódico paulistano havia nos solicitado a íntegra dos vídeos que foram divulgados onde aparecem sindicalistas negociando com a direção de Santo Antônio a demissão de adversários políticos.
A matéria
Assinada pela jornalista Renée Pereira encaminhou os vídeos para especialistas da USP que comprovaram a autenticidade do material e desmentiu a versão apresentada pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT – Edirceu Almeida de que “houve montagem no vídeo”. Santo Antônio também negou a interferência em questões sindicais, o que também é desmentido pelo vídeo, onde aparece o diretor do consórcio, Antônio Cardili, afirmando que “vai demitir primeiro dez, depois mais dez até que tudo esteja limpo”.
Claro
Que o assunto caiu como uma bomba nos principais jornais e sites do País. Em uma rápida pesquisa no Google, percebe-se que a notícia está em praticamente todos. Portais especializados em economia como Exame, Globo, Veja, jornais sindicais, enfim. A coisa ganhou corpo e a chapa deve esquentar para o lado da CUT e do consórcio construtor de Santo Antônio.
Demorou
Muito para que começassem a surgir irregularidades envolvendo essas usinas. Até agora, tudo que tem ficado para a sociedade rondoniense são os ônus sociais e econômicos. Porto Velho está com o custo de vida altíssimo, centenas de pedintes pelas ruas, aumento da criminalidade, exploração sexual e as compensações envoltas em uma nebulosa explicação de valores que nunca batem, a prefeitura fala uma coisa e os consórcios dizem outra. O resultado dessa equação é o de sempre, quem sofre é a população.
Na fila
Já tem muita gente de olho na vaga que será aberta no Tribunal de Contas do Estado ano que vem com a aposentadoria compulsória do atual presidente da Corte, conselheiro José Gomes de Melo. Entre os interessados está o atual secretário de Defesa, Marcelo Bessa, que já sonha com a cadeira e tem até um padrinho, o conselheiro Wilber Coimbra.
Espera
Mas essa briga vai ser grande. A vaga de José Gomes pertence ao governo e Confúcio, com toda sua tranqüilidade, já está avaliando uma lista de nomes que a cada dia aumenta. Por enquanto, encabeçam a preferência do governador seu cunhado Francisco de Assis e o atual chefe da Casa Civil, Ricardo Sá. Os demais, e aí inclui-se Bessa, vão ter que fazer muito por merecer esse cargo, que se comparado à mitologia grega, seria uma espécie de Olimpo.
Fartura
O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas é um dos mais cobiçados por políticos e seus apadrinhados. a função é vitalícia, eles nunca prestam conta de nada e recebem gordas somas em dinheiro que nem dá para saber o porque. Só para exemplificar, em janeiro deste ano, o conselheiro Valdivino Crispim recebeu R$ 71.261,68 na rubrica “vencimentos e vantagens fixas”, conforme publicação no Portal da Transparência do Governo do Estado (print abaixo). Outros conselheiros também recebem valores similares, mas seus nomes não constam no portal, os valores aparecem como credor o próprio Tribunal.
A essa informação o fato que o Tribunal de Contas há anos não dá satisfação de seus gastos à sociedade. PAINEL POLÍTICO já denunciou contratos irregulares feitos pelo órgão com empresas impedidas de contratar com o poder público, cuja condenação partiu do próprio TCE, lista de comissionados, casos de nepotismo cruzado, imóveis de propriedade do presidente José Gomes alugado para órgãos públicos e tantos outros que nem dá para lembrar. E eles fazem de conta que nada disso acontece por lá.
On-line
Mas nem tanto. Quem procura pela rede wireless que a prefeitura diz disponibilizar gratuitamente para a população tem que andar muito. Além da velocidade ser baixa (250 kbps) para melhorar o sinal a prefeitura recomenda a compra de um “kit básico” composto por uma antena direcional que permite a conexão até 500 metros de distância das torres. E a prefeitura informa que a conexão sem restrições só será possível até setembro deste ano, a partir daí, só quem tiver com o IPTU e taxa de resíduo sólido.
Fake
O deputado Valter Araújo foi vitima de uma fraude virtual neste fim de semana. Alguém criou um perfil falso do parlamentar no Facebook e nesta segunda-feira ele tratou de esclarecer que tem apenas um (www.facebook.com/dep.valteraraujo) que conta com mais de 1.100 amigos e está no ar desde janeiro. O deputado informou que já denunciou ao Facebook a fraude.
Falando nisso
Se você ainda não conhece, visite nosso perfil no Facebook – www.facebook.com/painelpolitico - lá divulgamos as principais notícias do site www.painelpolitico.com. Também estamos no Twitter - @painelpolitico.
Depressão e genética
Cientistas disseram que descobriram a primeira evidência sólida de que variações nos genes de algumas pessoas podem causar depressão, uma das doenças mentais mais comuns e dispendiosas. E em uma ocorrência rara na pesquisa genética, a descoberta sobre a ligação de uma região do DNA com a depressão de uma equipe internacional liderada por pesquisadores britânicos foi replicada por outra equipe dos Estados Unidos, em um grupo de estudos completamente diferente. O que é interessante é que ambos os grupos encontraram a ligação exatamente na mesma região nos dois estudos", disse Pamela Madden, que liderou a pesquisa da equipe norte-americana na Universidade de Washington. Os pesquisadores disseram que esperam que as descobertas aproximem os cientistas do desenvolvimentos de tratamentos mais efetivos para pacientes com depressão, considerando-se que os atuais dão resultados em apenas metade dos casos. A depressão afeta cerca de 20% das pessoas em algum momento da vida. Depressão severa e recorrente afeta mais de 4% das pessoas e é de difícil tratamento. A Organização Mundial da Saúde prevê que a depressão irá rivalizar com as doenças cardiovasculares como o distúrbio com o maior número de casos no mundo por volta de 2020. Estudos de famílias com depressão indicaram que a desordem tem ligação genética e que os genes são responsáveis por 40% do risco de desenvolver a doença, o restante é influenciado pelo ambiente onde a pessoa vive e outros fatores externos.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.