Em janeiro deste ano a Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de Rondônia, publicou portaria que inclui o estado no sistema de Documento de Origem Florestal, parceria entre Ibama e Sedam. O DOF é uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais, e entrou em vigor em Rondônia desde o último dia 17.
Com a implantação do DOF, o Sisflora, sistema de emissão de guias florestais da Sedam não opera mais no estado. O prazo para final para que as empresas protocolassem seus requerimentos de migração do Sisflora para o DOF, foi no último dia 17 de abril, sendo que a maioria das empresas protocolaram seus requerimentos dentro do prazo, mas de acordo com engenheiros das empresas o processo de homologação e liberação das empresas junto ao DOF está muito lento por falta de funcionários na Sedam em Porto Velho.
A maioria das empresas deram entrada com seus requerimentos há mais de 15 dias e ainda não foram homologados, nestes casos as empresas estão impossibilitadas de transportarem suas mercadorias tanto a madeira desdobrada, beneficiada e as toras de manejo florestal.