Em razão do afastamento do prefeito do município de Guajará-Mirim, Atalíbio Pegorini, ato realizado pela Câmara de Vereadores, o prefeito empossado interinamente Hilter Gomes Videira, o vice-prefeito, está desde a última quarta-feira (20) no cargo e reuniu na tarde de segunda-feira (25) a imprensa local. Previsto para 90 dias o afastamento do prefeito Atalíbio Pegorini, o prefeito interino Hilter Videira já esteve reunido com os secretários e durante coletiva garantiu por ora não realizar nenhuma mudança de pessoal, mas ratificou que é preciso o esforço maior de cada secretário, diretor e assessor.
“Não haverá mudanças de cargos, mas haverá mudança em ações, se o prefeito Atalíbio foi afastado é porque algo estava indo errado e isso eu pedi para a equipe dar mais de si, buscar mudanças em hábitos e ações”, disse Hilter. Que também enfatizou ser necessário o trabalho conjunto e manter um diálogo com os vereadores, pois acredita que tanto o Legislativo como o Executivo necessitam estar em harmonia. Garantiu Hilter que primeiramente fará uma observação e vai esperar para mudar caso não veja um resultado melhor, respondeu quanto aos cargos comissionados da Prefeitura. Está previsto para a manhã de terça-feira (26) uma reunião entre secretários e vereadores juntamente com o prefeito em exercício.
O prefeito interino também disse que irá convocar o Conselho Superior Municipal, a fim de trabalhar em conjunto e que todos possam apontar pontos estratégicos que venham de encontro às mudanças e melhorias para os munícipes. “Com o Conselho a possibilidade de acerto é bem maior”, enaltecer o atual prefeito.
“Não há uma briga entre o poder, entre eu e o Atalíbio, pelo contrário estamos nos entendendo muito bem. Eu estou aqui por força da justiça, agora estamos lutando contra a situação da Certidão CND, o famoso CADIN, é mais um obstáculo jurídico que está sendo encarado pelo Executivo e prejudicando os munícipes, na verdade faltou informação mais aprofundada onde se deveria ter incluído dentro da negociação com a Receita Federal do Brasil os anos de 2003 a 2009, que agora são débitos também cobrados. Necessitamos estar com as documentações em dias para que possamos receber os recursos oriundos do governo federal e estadual”, finalizou Hilter. Ainda nesta semana o atual prefeito deverá está reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo e com o governador Confúcio Moura que solicitará não só 10 km de asfalto, mais uma quantidade que possa suprir por ora a necessidade de se realizar uma operação tapa-buraco e um trabalho intenso para a saída das águas pluviais.
Quanto à ambulância detida pela Polícia Rodoviária Federal durante o último sábado, o prefeito interino alegou que o que ocorreu foi um pneu furado e um policial percebeu que o veículo não tinha condições de trafegabilidade, apontando também um farol quebrado, mas alegou que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde havia se deslocado até o posto da PRF na BR 364 para remover a ambulância até o município. Quanto à coleta de lixo o prefeito Hilter disse que estará funcionando normalmente o serviço já que na última quarta-feira (20) foi interrompido o serviço, retornando na quinta-feira e garantiu que o motivo da suspensão do serviço foi por conta da assinatura do contrato que ainda não ocorreu assim como o pagamento está em atraso, mas afirmou que uma parcela do mês de março será pago a empresa terceirizada que realiza a coleta do lixo.
Prefeito afastado
De acordo com informações o prefeito afastado Atalíbio José Pegorini entrou com um pedido de liminar no último sábado (23) às 23h58min, tendo indeferido o seu pedido para retornar ao Poder Executivo pela juíza plantonista. O advogado João Evangelista Minari estará dando entrada no Tribunal de Justiça, em Porto Velho, com um Agravo instrumental.