Caravana da Cidadania leva atendimentos socioassistenciais ao Baixo Madeira

Caravana da Cidadania leva atendimentos socioassistenciais ao Baixo Madeira

Caravana da Cidadania leva atendimentos socioassistenciais ao Baixo Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A “Caravana da Cidadania” que integra o Projeto Proteger realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), saiu na manhã de hoje (26) do porto do Cai N’Água com destino às localidades do Baixo Madeira para atender às famílias atingidas pelas enchentes do rio Madeira com os serviços socioassistenciais.
A ação de iniciativa da Prefeitura de Porto Velho possui uma equipe formada por servidores das Semas, Semusa, Semed, Defesa Civil, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Tutelar e Bombeiros e tem a meta de prestar atendimentos a todas as famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social. A equipe irá percorrer a região durante cinco dias com atendimentos como o cadastramento e atualização do Programa Bolsa Família, apoio, orientação e acompanhamento das famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares, atendimento às famílias em situação de ameaça ou violação dos direitos e o serviço de apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública.
A expectativa é que sejam atendidas cerca de 30 comunidades ao longo do Baixo Madeira, somando assim mais de 1500 pessoas. A iniciativa é baseada no que estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o Sistema único da Assistência Social (Suas) e a legislação de concessão de benefícios eventuais, executada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social.
A secretária da Semas Benedita Nascimento, explica que devido a referência geográfica, Porto Velho sofre todos os tipos de desafios colocados para região, tanto no período do verão, quanto no inverno. Este último tem sido uma constante na vida das famílias atingidas pelas enchentes dos rios, sejam as populações ribeirinhas que habitam a margem dos rios, sejam as populações que se concentram em regiões consideradas áreas de risco ou insalubre.
Benedita enfatiza que quando chega o período chuvos estas famílias passam por um processo violento de desgaste físico, emocional, social e cultural, gerado pelo sofrimento e pela perda de suas casas, móveis, lavouras e até da própria vida e de seus parentes. “Por isso realizamos desde 2006 os atendimentos prestados pela Caravana da Cidadania com o objetivo de aproximar o cidadão que vive em uma localidade de difícil acesso o conhecimento sobre seus direitos e facilitar os atendimentos oferecidos pela assistência”, finalizou Benedita.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS