Um grupo de servidoras do TRT da 14ª Região participou na manhã de sexta-feira (4) da entrega de 70 jogos de toalhas bordadas manualmente nas oficinas da campanha “Toque de Carinho” às mulheres e acompanhantes de internos atendidos pela Casa de Apoio de Pacientes com Câncer, em Porto Velho (RO) . A entidade, administrada pela Associação dos Rotarianos, atende em média 60 pessoas em fase de tratamento na clínica São Pelegrino, na estrada de Santo Antônio, zona Norte. De acordo com Maria de Nazaré da Silva Farias, presidente da associação, a capacidade de atendimento poderia ser ampliada para até 100 vagas, se houvesse maior aumento da equipe de pessoal.
Maria Inês da Silva, moradora do distrito de Cujubim e esposa do agricultor Sérgio Inácio da Silva, 61 anos, em tratamento de saúde na capital, foi a primeira mulher a receber um dos jogos de tolhas das mãos da presidente do Tribunal, desembargadora Vania Abensur. A desembargadora falou da importância do Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira, 8 de março, e depois de cumprimentar as internas explicou que a ideia de realizar a campanha surgiu da proposta de uma servidora que conviveu com um caso da doença na família.
Segundo Vania Abensur, a direção do Tribunal decidiu apoiar a campanha para que, além de contribuir para uma maior consciência de responsabilidade social das participantes das oficinas também sirva de distração e, no futuro, de oportunidade de geração de renda. A maioria da internas é dos municípios do interior, mas são atendidos também encaminhamentos médicos de Humaitá e Lábrea, no Amazonas, e até da Bolívia. Maria de Fátima Alves Ferreira veio de Lábrea e chegou à associação dia 9 de novembro de 2010, iniciou o tratamento, fez a segunda revisão, mas reclama da falta de dinheiro para comprar as passagens de volta
Uma das coordenadoras da campanha, a servidora Maria Albertina de Souza, disse que a campanha visou desde o início a participação e o desprendimento das pessoas, em especial de quem atuou diretamente e na colaboração de uns com os outros. “Eu acho que o nosso Tribunal está muito envolvido com os projetos sociais como essa oficina que a gente projetou para o Dia da Mulher, e que foi antecipada” Maria Albertina ressaltou ainda dedicação das voluntárias, que uma hora por dia durante duas vezes na semana saíram de suas cadeiras de trabalho e num ato de desprendimento deram uma demonstração de solidariedade, pois no momento em que a pessoa pratica um trabalho manual está elevando o seu espírito.
O Coral 14, regido pela maestrina Raquel Lyrio, fez uma homenagem às internas com a apresentação de músicas de compositores e cantores nordestinos, e outras do repertório dos cantores e compositores Benito de Paula e Roberto Carlos.