Chamada Pública para compra de gêneros alimentícios em Porto Velho deve ser publicado no Diário Oficial na sexta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura do município de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e divisão de Alimentação Escolar (Diale), está preparando a Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.
Segundo a programação da Semed, nesta sexta-feira, 11, deverá sair no Diário Oficial do Município (DOM), a listagem dos alimentos de interesse da prefeitura para reforçar a merenda escolar do ensino infantil e fundamental. A chamada é destinada ao atendimento de todas as Escolas da rede municipal pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A Chamada Pública é voltada para dois grupos de agricultores, o grupo formal e o informal. O informal é composto por agricultores que se habilitarão isoladamente e o formal é composto por agricultores cooperados e associados. Para cada grupo há exigências de apresentação de documentos e procedimentos específicos. Em ambos os casos para o processo de habilitação os fornecedores da Agricultura Familiar deverão entregar na Diale/Semed, localizada na Rua Aparício de Morais, 3619, de 11 a 22 de fevereiro deste ano, se houver a publicação no DOM no dia 11.
De acordo com Marta Costa, chefe da Diale, “o produto deverá atender a todas as especificações técnicas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por exemplo: se o alimento contém ou não glúten, o prazo de validade, a informação nutricional do produto, a lista de ingredientes e outras informações que servem para garantir a qualidade do alimento que a prefeitura oferece aos seus alunos. A Semed, através da Chamada Pública, vem atender o que preconiza a Lei número onze mil novecentos e setenta e quatro, de dois mil e nove (Lei nº. 11.974/2009), objetivando complementar a renda do Produtor Rural”, detalhou.
Produtos Selecionados
O quantitativo de gêneros irá atender a 100 dias letivos e entre os dias 24 e 25 deste mês serão entregues as amostras dos produtos para serem analisadas por uma comissão técnica da Semed, para observação das características sensoriais ou organolépticas, que serão realizadas através de degustação e comparação, de acordo com as características próprias do produto como a cor, sabor, odor e textura. Também será feita uma avaliação dos preços de cada produto usando como base os preços do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e média dos preços pagos aos agricultores familiar por 3 mercados varejistas locais, priorizando a Feira do Produtor Familiar.
A nutricionista da Semed, Ana Paula Sanchez destacou que, “vale salientar que a lista dos gêneros foi estimada com base nos cardápios que foram elaborados pelas Nutricionistas da Semed, respeitando as referencias nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada, de acordo com o artigo quinze da resolução número trinta e oito de dois mil e nove (Art. 15, Resolução 38 de 2009), do FNDE”, explicou.
Após todas as análises a comissão julgadora divulgará o resultado do processo em 72 horas, após a conclusão dos trabalhos da Chamada Pública. Depois desta fase o agricultor será encaminhado para a Escola mais próxima de sua área de produção, para assinar o contrato de compra e venda com o gestor de cada instituição. O limite individual de venda do agricultor será de R$ 9 mil por DAP anual.
Documentos exigidos aos Grupos
Grupo Informal: Cópia CPF; Cópia da declaração de aptidão ao programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf); Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Principal); ou extrato da DAP de cada agricultor familiar participante; Projeto de Venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar elaborado pela EMATER; para produtos de origem animal apresentar Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Comércio (Semagric).
Grupo Formal, composto por cooperativas ou associações de produtores rurais: cópia do CNPJ; cópia da DAP Jurídica; cópia das certidões negativas junto ao INSS; FGTS; Receita Federal e Dívida Ativa da União; cópias do estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade na Junta Comercial; Projeto de venda; e SIM. Pertencem ao quadro de nutricionistas da Semed os profissionais, Ana Paula Sanchez, Auriane Saldanha, Fernanda Miranda, Linda Batista, Nádia Costa, Rejane Fernandes, Solange Pires e Maria das Neves Maciel.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!