Adquirindo matéria-prima de pequenos produtores rurais da região, empresa exporta derivados para grandes centros do país. Há quatro anos no mercado, a indústria de leite em pó Primalatte, teve uma importante conquista de aferição da qualidade de seus prod
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Adquirindo matéria-prima de pequenos produtores rurais da região, empresa exporta derivados para grandes centros do país. Há quatro anos no mercado, a indústria de leite em pó Primalatte, teve uma importante conquista de aferição da qualidade de seus produtos. Obteve nota A na auditoria de avaliação pela SF Consultoria, podendo expandir a produção e comercialização de derivados lácteos para o restante do país, sob a chancela do Ministério da Agricultura.
A auditoria da SF Consultoria foi contratada pelo Sebrae para consultoria de implantação de BPF (Boas Práticas de Fabricação) ao longo de 12 meses na Primalatte com a implantação de programas de autocontrole. Fundada em 2006, a empresa vende sua produção de leite em pó integral e também soro de leite descartado por outras indústrias, depois de desidratá-lo, pronto para o uso na fabricação de alimentos.
Gerando 70 empregos diretos, a Primalatte distribui sua produção para cidades de Manaus (AM), São Paulo, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, além da região Nordeste.
A avaliação que garantiu a aprovação da empresa ocorreu no dia 3 de dezembro, depois de dois dias de auditorias interna e externa. Entraram na sondagem todos os processos de fabricação do leite em pó integral e ainda o soro em pó, utilizado na fabricação de sorvetes, pães, bolachas, bebidas energéticas etc. “Ou seja: ainda estamos colaborando com o meio ambiente”, atestam os sócios Geraldo Coleto, José Coleto e João Coleto.
De acordo com os sócios, desde quando iniciaram com a instalação da Primalatte, eles começaram o processo de qualidade de seus produtos, e, “graças ao empenho de todos, conseguimos a nota A nessa auditoria”, afirma Geraldo. Agradecendo ao empenho de todos, inclusive dos funcionários, pelo empenho para obtenção da nota máxima durante as auditorias, a empresa informa também que existem parceiros igualmente importantes. “Um exemplo é o Sebrae, atuando na ajuda e no incentivo à produção de melhor qualidade e produtividade nas pequenas propriedades, beneficiando toda a cadeia produtiva”, diz José Coleto.
A indústria Primalatte faz parte do Projeto Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Território Central da Cidadania em Rondônia, que atende mais 7 Indústrias, bem como a 500 produtores que fornecem matéria prima (leite), tendo como foco principal a gestão da propriedade para melhoria da produção, produtividade e qualidade do leite.
São parceiros do projeto Emater, Embrapa, Idaron, Senar, Sedes, Seagri, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam, Superintendência Federal da Agricultura, Sindleite, Codeter e Ceplac.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!