Antenados com a realidade globalizada das empresas e indústrias, dois empresários do setor moveleiro de Ariquemes planejam expandir seus negócios através de uma integração. O plano inicial é unir suas estruturas fabris e administrativas já existentes para originar uma nova fábrica de móveis escolares e de escritórios.
Os empresários Nelson Ferreira Sampaio da Exakta Móveis e Francisco de Almeida Sobrinho da Fabrica de Móveis Ariquemes vislumbraram a oportunidade através de orientações prestadas pelo projeto Indústrias Moveleiras de Ariquemes. O projeto atua com micro e pequenas empresas fabricantes de móveis e artefatos de madeiras do município com o objetivo de aumentar o volume de suas vendas.
Segundo a gestora do projeto e gerente do Sebrae em Ariquemes, Franciluci Santana do Nascimento, a oportunidade alçada pelos empresários é competir com as indústrias das regiões Sul e Sudeste que monopolizam o mercado do Norte do país. Franciluci conta que os empresários já possuem experiência em licitações públicas o que facilitará a adaptação do novo empreendimento.
O setor conquistou alguns benefícios através do projeto realizado pelo Sebrae e parceiros. Entre eles estão a consolidação e busca por novos mercados, inovação para seus produtos e articulação institucional com órgãos de fomento.
Outra importante conquista foi acrescentar em licitações municipais da região a obrigatoriedade de apresentação da certidão/registro CEPROF-RO - Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais do Estado de Rondônia. A CEPROF-RO é um requisito estadual para o trabalhador atuar de maneira legalizada.
São parceiros do Sebrae na realização do projeto Indústrias Moveleiras de Ariquemes a Prefeitura Municipal, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Ariquemes), SENAI, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.