Campanha de Saúde Bucal do SESI tem meta de atender mais de 6 mil trabalhadores da indústria rondoniense

Campanha de Saúde Bucal do SESI tem meta de atender mais de 6 mil trabalhadores da indústria rondoniense

Campanha de Saúde Bucal do SESI tem meta de atender mais de 6 mil trabalhadores da indústria rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O objetivo geral da campanha é conscientizar os trabalhadores da indústria sobre medidas preventivas de saúde bucal.Objetivando sensibilizar empresários e trabalhadores da indústria, quanto à importância da campanha preventiva e orientar a população industriaria quanto a medidas corretas de higiene bucal, alimentação adequada e suas relações com a saúde geral, a Coordenação Estratégica da Saúde do Serviço Social da Indústria (SESI) realiza de 25 a 29 de outubro Campanha de Saúde Bucal com o tema “O seu sorriso faz a diferença”.  

As ações serão empreendidas por meio da equipe técnica e articuladores das Unidades de Saúde do SESI que atuarão sob a coordenação Gestora da Odontologia, Dra. Maria Luíza V. G. de Oliveira, nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Pimenta Bueno, totalizando 80 empresas industriais e mais de 6 mil trabalhadores.  

“Proporcionar aos trabalhadores das indústrias serviços de saúde bucal é uma prática do SESI” afirmação feita pelo presidente do Sistema FIERO, Denis Baú. “Uma campanha como esta empreendida pelo SESI por meio de suas unidades operacionais permite maior aproximação da relação entre o profissional de odontologia, trabalhadores e empresas especialmente adequado aos tempos atuais”. Baú também destacou a importância do trabalho que o SESI realiza para o fortalecimento da indústria rondoniense. “A melhoria da saúde e da qualidade de vida do trabalhador da indústria tem contribuído para o aumento da produção. O SESI por meio de ações voltadas à saúde, lazer, educação, esporte e cultura tem conseguido realizar mudanças importantes”, finalizou.  

De acordo com a coordenadora a campanha se justifica em virtude do Absenteísmo por causas odontológicas. “A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral, sendo a boca a porta de entrada de muitas doenças. Estudos recentes mostram que um trabalhador com problemas odontológicos pode faltar mais ao trabalho e apresentar queda na produtividade, já que 25% dos casos de absenteísmo estão relacionados a problemas de saúde bucal ou a outras doenças do organismo causadas por essas deficiências”, explica.  

Maria Luiza ressalta que cuidados básicos de higiene com os dentes e gengivas custam pouco e ajudam a conservar a saúde e o bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com as outras pessoas. “A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma correta escovação e uso do fio dental. Através da odontologia curativa (restaurações, extrações e tratamentos de canal) não se consegue resultado no controle do aparecimento dessas doenças. Dentes bem tratados representam economia de tempo e dinheiro. Daí a importância da prevenção das doenças bucais”. 

O panorama da saúde bucal do brasileiro está em estado de alerta. Um estudo epidemiológico de saúde bucal em trabalhadores da indústria realizado recentemente pelo SESI avaliou as condições de 4,3 milhões de empregados, com idades entre 20 e 54 anos. O resultado não é nada animador: a média de dentes sadios é de apenas 16,5, pouco mais da metade dos 32 dentes permanentes. E, ainda, 65% dos pesquisados apresentaram doenças relacionadas à gengiva.

Cerca de 50% das pessoas com idade de 40 anos, já não possuem metade dos dentes, sendo parte dos problemas dentários dos adultos (inclusive a necessidade de uso de aparelhos) conseqüência da perda prematura dos "dentes de leite” quando ainda criança, devido a falta de cuidados.       

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS