Em dois dias de atendimento, a Carreta de Prevenção do Câncer da Fundação Pio XII de Barretos, São Paulo, realizou em Ji-Paraná, gratuitamente, 16 cirurgias de câncer de pele, encaminhou dois pacientes para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB), sendo um
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em dois dias de atendimento, a Carreta de Prevenção do Câncer da Fundação Pio XII de Barretos, São Paulo, realizou em Ji-Paraná, gratuitamente, 16 cirurgias de câncer de pele, encaminhou dois pacientes para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB), sendo um caso de câncer de próstata e outro de colo de útero, além do atendimento de 240 pessoas, nas áreas de prevenção do câncer de pele, próstata e colo de útero.
Pela terceira vez em Ji-Paraná, a Carreta Oncológica estendeu sua estadia no município por dois dias. A vinda da Carreta Oncológica para o município acontece pelo trabalho realizado pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC). Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora do HCB em Ji-Paraná, no último ano foram realizados 132 atendimentos na Carreta e desses, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata.
“É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura”, afirmou. Ainda segundo Silvia, os resultados dos exames realizados poderão ser retirados, em aproximadamente 40 dias, na sede do GAPC, localizada à rua Rio Solimões, s/n, bairro Dom Bosco, atrás do Hospital Municipal.
Mais informações poderão ser obtidas pelo (69) 9249-0100. De acordo com dados do Hospital do Câncer, no último ano foram recebidos 1.239 pacientes em Barretos, provenientes de Rondônia, e realizados 13.157 atendimentos. Só de Ji-Paraná, foram enviados 155 pacientes e realizados 2.144 atendimentos, o que coloca o município em terceiro lugar no número de pacientes encaminhados. A capital, Porto Velho, encaminhou 161 pacientes e Vilhena 190. Todos os atendimentos são gratuitos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!