O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Vilhena, realizou reunião com representantes de órgãos ambientais e proprietários rurais do distrito de Nova Conquista, em que orientou os agricultores que tenham igarapés e nascentes da bacia amazônica em seus imóveis a iniciar recomposição das matas ciliares das áreas.
O evento, realizado em uma escola municipal do distrito, marca a continuidade aos trabalhos de recomposição das matas ciliares nos imóveis rurais de Vilhena, uma iniciativa do MP rondoniense com órgãos parceiros.
O Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen fez a abertura dos trabalhos e falou sobre a importância das matas ciliares para o equilíbrio do meio ambiente, conclamando os agricultores a começarem os trabalhos de recomposição da vegetação.
O Secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Valdir Harmatiuk, afirmou que o órgão está buscando subsídios para auxiliar proprietários rurais na recompoisção de matas ciliares, em forma de compensação, pela destinação de materiais socilitados. O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani, falou de cursos que vem sendo oferecidos aos trabalhadores, sem custos, dando especial destaque à capacitação sobre “Proteção de Nascentes”.
Como forma de sensibilizar os produtores sobre a importância da preservação ambiental, o representante do Ibama, Hugo Alencar Coelho, fez um breve relato sobre os trabalhos de recomposição ambiental realizados em Vilhena, consistentes na revitalização do igarapé Pires de Sá, por meio do plantio de mudas nacentes no entorno das margens do rio, contando com o apoio dos proprietários rurais. Participaram da reunião representantes do Ibama, Sedam, Senar, Emater, Semicam e Embrapa.