Apesar de constituir-se na única e vital ligação de um estado influente nas políticas públicas da Federação, o Acre corre serio risco de desabastecimento, caso o “castigo” agora imposto pela mudança climática, vier a se prolongar.
A BR 364, projetada para ser o corredor dos pais rumo ao pacifico, está prestes a ser desenhada agora, do pacifico rumo ao Brasil, é, e não estou a trocar as bolas, mas constatando a pura realidade, pois no último fim de semana passando pelo posto fiscal em Extrema, estavam carregados em uma carreta BITREM, 2 motores americanos duma serie 14, agrupados de 2.000 KWA cada, que vinham do Acre para Rondônia para serem embarcadas na Hidrovia Madeira-Amazonas, para Manaus.
O fato me despertou a curiosidade, porque o Rio Madeira está com dificuldade para navegar a balsa que precariamente consegue fazer a travessia, na balsa do Abunã: fiquei a imaginar - Será que talvez pretendem levar de helicóptero, estes motores até Manaus? Porque não enviaram pelo Atlântico, via Amazonas passando por Belém.
Mas um matuto que por ali passava e viu a conversa, murmurava vocês não sabem da jogada do Acre com Brasília: estes motores, nem precisariam serem importados agora, porque estão vindo para garantir a energia para a copa de 2014 em Manaus, mas foram importados agora pelos comandantes do Planalto e veio para deixar os impostos com os colegas caminhoneiros do Palácio Rio Branco, com vistas a garantir o “vale campanha” PT.
Ai, outro matuto que ali estava questionou: se nossos comandantes estão com essa bola toda, porque não foi construída ainda a ponte sobre o Madeira? Será que os mesmos não estarão recebendo também dali o “vale campanha” e não se importando com o isolamento de Estado e agora do caminho do pacifico, alem da progressiva perda de tempo e encarecimento dos produtos transportados.
O matuto que falou dos impostos aos “colegas”, reforçou: pura ilusão, esta conversa de melhorar atendimento, baixar impostos, baixar custos, é só papo pra ganhar o voto, vocês tem que acordar e enxergar, este governo é voraz e insaciável e todos, trabalhadores, produtores, consumidores, aposentados ou em atividades é que pagamos a conta destas administrações incompetentes... Que fazem estas transações a luz do dia, na nossa cara. Será que tem a quem recorrer?... Será que agora será construída a ponte?... Está programado para em dezembro o presidente Lula inaugurar a conclusão da ligação rodoviária ao pacifico, mas só se for com uma ponte virtual, aliás, com os seus “PACKSS”...