O exemplo da implantação de um centro de tratamento e cirurgia de epilepsia no Estado da Paraíba e os trâmites para a obtenção do procedimento, via Sistema Único de Saúde, serão pontos abordados pelo presidente da federação brasileira da doença, João Hércules Gomes, em sua participação no I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia em Rondônia, promovido pelo Ministério Público de Rondônia, em parceria com a associação voltada para a causa (Apeeron). O evento ocorre no próximo sábado (11), a partir das 8h30, no auditório da Instituição.
João Hércules falará sobre o histórico de implantação do centro de tratamento no Hospital Harlinda Marques, em João Pessoa, como forma de sensibilizar autoridades presentes sobre a necessidade de se criar um centro de referência em epilepsia em Rondônia.
Em sua participação, João Hércules Gomes falará ainda sobre o trabalho feito pela federação com o objetivo de acabar com o estigma e preconceito da sociedade em relação às pessoas que têm a doença. “O Brasil tem mais de 3 milhões de pessoas com epilepsia, mas pouco se sabe sobre a doença”, diz.
O I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia, fruto de parceria entre MP, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), e Associação das Pessoas com Epilepsia de Rondônia (Apeeron), também traz ao Estado o Doutor em Neurociência Li Li Min, professor associado da Unicamp e presidente fundador da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, que falará sobre “Experiências do Projeto Demonstrativo da Organização Mundial de Saúde no Brasil”. Também convidada, a médica neurologista Li Hui Ling palestrará sobre os “Grupos de Interação Social”.
A programação contará ainda com uma Mesa de Debates, que buscará ampliar as discussões sobre cumprimento dos serviços públicos de saúde em relação à epilepsia. A atividade terá a participação do presidente da federação, João Hércules Gomes, do Secretário da entidade, Leonardo Modesto de Lima, e da Presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Distrito Federal, Rosa Maria Lucena da Silva.