28 de novembro de 2009, 17h:15, dez mil pessoas estão a postos para realizar um feito inédito, plantar cinco mil mudas de árvores em apenas cinco minutos em toda a extensão que da Avenida Lauro Sodré em frente ao Parque Circuito, até o canteiro Central da avenida Jorge Teixeira.Um grande espetáculo midiático com conotação ecológica.
Entre as dez mil pessoas estavam presentes a senadora Fátima Cleide, o senador Valdir Raupp, o deputado federal Eduardo Valverde, a deputada federal Marinha Raupp, o prefeito de Porto Velho, Eduardo Sobrinho e o vice-prefeito Emerson Castro. Além de um grupo considerável de funcionários das Lojas Milla, empresa de comércio de cama, mesa e banho na capital, além de um grande contingente de soldados do Exército Brasileiro.
A intensão era colocar Porto Velho no “Guinnes Book – O livro dos recordes“ como o maior plantio de mudas em menos tempo. Os convidados conseguiram cumprir a tarefa sob os holofotes da mídia local
O entusiasmo e euforia de uma nova capital, cheia de árvores e com a beleza do verde foi proclamada pelo prefeito que empolgado afirmou que essa plantação estava integrada a um projeto maior, o de plantar um milhão de mudas na capital e colocar Porto Velho na lista das cidades mais arborizadas do país.
“Este é um momento fantástico. Estamos cansados de assistir na mídia nacional que a região Norte é campeã em desmatamento. Com este ato, estamos provando que é possível mudar esta realidade. Também fica claro que é possível unir o poder público e a sociedade organizada para fazermos as mudanças necessárias para o bem coletivo. Obrigado às mais de dez mil pessoas que apostaram neste projeto”, enfatizou o prefeito.
2010
Porto Velho, 18 de agosto de 2010, exatamente oito meses e vinte dias depois do memorável dia da plantação das mudas, uma boa parte do que foi plantado perece sob o
escaldante sol da Amazônia. A capital de Rondônia passa por um dos períodos mais delicados da sua historia climática e ambiental. Uma nuvem de fumaça envolve a cidade. As pequenas plantas clamam por socorro.
Onde foi feito a espetáculo midiático das cinco mil mudas para uma “cidade mais verde” a situação é deplorável. Muitas das mudas simplesmente desapareceram, outras plantas que ainda estão em pé, resistem bravamente ao abandono, à falta de cuidado e água.
Sem condições de crescerem as plantas sucumbem ao descaso. Um verdadeiro genocídio ambiental provocado por irresponsáveis que para “sair na televisão” fazem qualquer coisa.
Uma investigação do Ministério Público para apurar responsabilidades deve ser feita. Houve recurso público gasto na festa? Porque não está sendo feita a conservação do bem público?
Os convidados/empresários da prefeitura poderiam fazer uma vaquinha para um caminhão pipa regar toda a extensão do plantio das mudas do “Guinness Book”?
Enquanto isso a comunidade portovelhense aguarda respostas e principalmente atitude, para que possamos realmente viver em uma cidade que respeita e preserva o meio em que se vive, principalmente quando esse meio é o nosso ambiente.
|
10 de Agosto de 2010 |
|
28 de Novembro de 2009 |
|
19 de Agosto de 2010 |