O candidato a deputado federal Valdeci da Farmácia (PP), em reunião com os moradores do Projeto Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, a 32 km de Porto Velho, apresentou suas propostas de governo para incentivar a área da agricultura familiar, quando eleito. “Aqui no Paraíso das Acácias eu sempre digo que só permanecem os ricos e os teimosos, pois os grandes têm condições de ter poços artesianos e comprar o seu próprio calcário para plantar. E nós, os teimosos, sem água e sem calcário, ficamos em situação difícil”, desabafou o sitiante Cristovão Coimbra, morador do lugar há cinco anos.
Valdeci da Farmácia disse a equipe de reportagem, que não entende como, até o momento, as lideranças políticas locais ainda não elaboraram um projeto de irrigação e nem mantiveram um constante trabalho de distribuição de calcário, que é essencial para corrigir a acidez do solo. “O calcário é importantíssimo para neutralizar o alumínio tóxico existente em nossos solos. Ele corrige o ph e dessa forma disponibiliza uma maior quantidade de nutrientes. Os agricultores precisam desse produto para poder gerar renda em suas pequenas propriedades. Precisam de mais incentivos para isso”, afirmou o candidato a deputado federal, que também é técnico agrícola. Valdeci explicou que o governo do Estado comprou uma fábrica de calcário no interior e que está entregando o material a preço de custo, sem cobrar nem mesmo o frete. Ele detalhou que a prefeitura precisa acionar a Emater ou a Secretaria de Estado da Agricultura para receber o produto.
Representantes das famílias do campo explicaram que não têm a devida assistência da prefeitura de Candeias e que não contam com nenhum representante na Assembléia Legislativa e muito menos na Câmara Federal. Valdeci da Farmácia se comprometeu em, se eleito, ajudar os produtores. Os moradores do Projeto Paraíso das Acácias também reclamaram da falta de acesso a equipamentos agrícolas. Valdeci disse que a Emater dispõe de tratores devidamente equipados, que são colocados à disposição dos pequenos produtores, que precisam pagar somente o óleo diesel consumido. À equipe de reportagem, o candidato explicou que a prefeitura também poderia intermediar essa questão. “Como ao que tudo indica isso não está acontecendo, me comprometo a resolver também essa situação depois de eleito. Essas pessoas estão realmente precisando de alguém que as defenda. Com os tratores também é possível construir reservatórios para armazenar a água da chuva. Assim durante boa parte do verão o produtor não terá problemas”, acrescentou.
Lazer
Além da falta de incentivo para a plantação, os sitiantes também reclamam da falta de lazer para as famílias que moram no projeto. “Não é porque moramos na roça, como muitos falam, que não precisamos de lazer. A nossa única distração nos finais de semana é o futebol, mas infelizmente não temos estrutura para isso. O nosso campo fica debaixo do Linhão, o que torna a brincadeira perigosa. Brincadeira que só pode durar até às seis da tarde, porque mesmo debaixo do Linhão, ficamos no escuro”, protestou Devair Vicente, morador há dois anos e presidente do Esporte Clube do Paraíso das Acácias. Entre as propostas do candidato a deputado federal Valdeci da Farmácia está a de ampliar os trabalhos sociais que já desenvolve como empresário no Estado, nas áreas de capacitação profissional, inclusão digital, saúde, esporte, cultura e lazer.