O senador e candidato a reeleição Valdir Raupp (PMDB), da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), revelou nesta segunda-feira (16) que ouviu do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a propósito das usinas do Madeira, que vai ser até recorde mundial de tempo de construção destas duas hidrelétricas, principalmente se considerada a magnitude do empreendimento.
Conforme explicou o senador peemedebista, já em 2011 a Usina de Santo Antônio deverá começar a produzir com a capacidade instalada de 3 mil 150 megawatts. Foi o que lhe garantiu segundo disse Raupp, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, na conversa mantida entre os dois na Base Aérea, em Porto Velho, ocasião em que o parlamentar recepcionou o primeiro mandatário do país logo após o seu desembarque em Rondônia.
Segundo revelou Valdir Raupp, na conversa que mantiveram logo após o desembarque, o presidente Lula estimou ser possível, já em 2011, que a usina de Santo Antônio comece a produzir com capacidade instalada de 3.150 megawatts. Em relação a Jirau, ainda conforme a estimativa presidencial relatada por Raupp, a previsão é a de que a usina comece a operar até março de 1012 com a capacidade de 3.450 megawatts
Na conversa que se seguiu, conforme Raupp, Lula disse que se sentiu motivado para vir a Rondônia depois que o consórcio “Energia Sustentável do Brasil” lhe garantiu que vai antecipar em quase três anos a entrada em operação da Usina Hidrelétrica Jirau, com previsão de todas as turbinas estarem funcionando em novembro de 2012.
“Como o prazo anterior, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), era setembro de 2015, temos mais é que compartilhar do entusiasmo presidencial”, disse Raupp.
De acordo com Raupp, Lula mostrou-se bastante entusiasmado na conversa que mantiveram logo após o presidente desembarcar na capital rondoniense, considerando que vai ser até recorde mundial de tempo de construção destas duas hidrelétricas, principalmente se considerada a magnitude do empreendimento.
Conforme explicou Valdir Raupp, após o desembarque do presidente na Base Aérea, Lula mostrou-se tanto mais entusiasmado com o empreendimento ao considerar que poucos lugares do mundo têm o potencial que o Brasil tem de produzir energia elétrica a partir da água.
Por fim, o senador Valdir Raupp relatou que ouviu do presidente que este será um marco da sua administração, pois as duas hidrelétricas, juntamente com a usina de Belo Monte, segundo Lula, são consideradas fundamentais pelo governo para sustentar o crescimento do País.