O diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Demargli da Costa Farias, informou que as inscrições para a primeira edição do Curso de Formação de Bombeiro Mirim (CFBMir 2010), foram prorrogadas até o dia 20 de junho (domingo). Todas as informações sobre o curso podem ser obtidas acessando o site corporação no endereço eletrônico www.cbm.ro.gov.br. “Esta será uma edição especial na capital de Rondônia. Em Guajará-Mirim estamos formando a cada ano mais de 30 brigadistas mirins, e durante os festivais de praia na região também o curso é estendido para as comunidades ribeirinhas”, salientou Farias
Depois da inscrição, haverá o período de seleção dos futuros bombeiros mirins. A inspeção de saúde está programada para ser do dia 20 até o dia 24 de junho. A divulgação da lista dos alunos efetivados no curso será divulgada no dia 25 de junho, e a matrícula será feita do dia 26 ao dia 30 de junho. A primeira aula será no dia 01 de julho. A formação do combatente mirim está prevista para ocorrer no dia 30 de setembro.
Estão disponíveis 100 vagas para alunos carentes da rede pública de ensino entre os nove e 12 anos de idade. Os quesitos de seleção passam por avaliação do boletim escolar, freqüência de aulas, comprovante de renda familiar, e atestado de saúde física e mental.
O treinamento será feito no Primeiro Grupamento de Bombeiros de Porto Velho e vai do dia 01 de julho até o dia 30 de setembro. O curso será feito em dois turnos, um de manhã e outro à tarde.
Os documentos necessários no ato da matricula são: Certidão de Nascimento do aluno, Comprovante de Renda Familiar (declaração de contra-cheque), Carteira de Trabalho do pai ou responsável, Boletim Escolar, RG e CPF do candidato (caso possua), e o preenchimento da ficha de inscrição, e, duas fotos 3x4.
“Esta será uma oportunidade para que muitas crianças aprendam uma atividade que lhes servirá para a vida inteira. A formação dos bombeirinhos faz parte de um projeto de resgate da cidadania e da consciência ambiental e uma ação de responsabilidade social”, explicou o tenente coronel Farias.