O crescimento de Rondônia, nestes últimos anos tem desencadeado uma avalanche de investimentos no Estado. O Estado avançou muito e o setor produtivo foi um dos que mais se destacou, em nível nacional. Os índices de crescimento mostram que Rondônia saiu do patamar de coadjuvante para brilhar como uma estrela. Detentor da maior produção de café (87%), de leite (65%), de milho (28%) e de soja (25%), da região norte, conta hoje com uma produção de mais de um milhão e meio de toneladas de grãos.
O investimento feito pelo Governo do Estado trouxe novas perspectivas para os diversos setores produtivos e melhorou não somente a produção e produtividade agrícola, mas também a vida dos mais de cem mil agricultores empenhados e produzir cada vez mais e com qualidade. Tudo isso resultado de ações de um governo que se preocupa em promover o bem estar social e econômico dos beneficiários e de uma ação voltada para orientação de assistência técnica e extensão rural, executada pela Emater nos 52 municípios do Estado.
Essa e outras ações, como incentivo a melhoria da qualidade e produtividade do leite, aumento da produtividade de grãos, novas tecnologias entre outras, serão apresentadas durante a Exposição Agropecuária e Comercial de Porto Velho que acontece de 5 a 13 de junho, no Parque de Exposição de Porto Velho, conhecido como Parque dos Tanques. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Emater estarão levando suas ações e resultados em stands estrategicamente posicionados no que se denominou “Via Rural”. Segundo Evaldo de Lima, secretário da Seagri, a Via Rural é uma forma simples e prática, de levar aos visitantes os projetos desenvolvidos no segmento rural.
As pessoas que visitarem a Via Rural verão os trabalhos e projetos da Agricultura expostos e contarão com técnicos para explicarem as ações desempenhadas pelas duas instituições. Em 2009 a Via Rural também deu oportunidade para que expositores da agricultura familiar pudessem comercializar seus produtos, a exemplo da Cachaça, mel e biscoitos.
A expectativa para este ano é maior que a do ano passado, já que, em 2009, este foi um dos stands mais visitados.