A SEJUS, Secretaria de Estado de Justiça, através da CAA, Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em conflito com a lei, está realizando um ciclo de oficinas socioeducativas sobre o uso de drogas e o alcoolismo nas unidades de atendimento da capital.
De acordo com Fernanda Malavasi Pereira, Chefe do Núcleo de Saúde da CAA/Sejus, o objetivo do ciclo, que está sendo realizado em parceria com o CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, “é proporcionar uma vivência que desperte uma percepção crítica da situação limite, no uso de drogas e álcool entre adolescentes e possibilitar uma interatividade maior no convívio dos adolescentes, favorecendo a melhoria do ambiente e a descontração no interior das unidades”, disse Fernanda.
O trabalho vem sendo aprovado pelos adolescentes que estão aderindo espontaneamente às oficinas e têm demonstrado um nível de participação excelente. As oficinas estão sendo realizadas nas quatro unidades de atendimento aos adolescentes internos, em turnos de manhã e à tarde. Ao todo serão atendidos 81 adolescentes. O ciclo, além de palestras, trabalha também com dinâmica de grupo e se utiliza de recursos lúdicos como música para trabalhar a conscientização do grupo para o tema.
O Secretário Adjunto da SEJUS, João Bosco Costa, afirmou que “este trabalho é muito importante por diversas questões: primeiro porque o maior fator de envolvimento de adolescentes com a violência está relacionado às drogas. Segundo porque envolve uma parceria entre estado e município no enfrentamento do problema, o que é muito positivo, pois para que tenhamos sucesso na luta contra a violência é preciso o envolvimento de todas as esferas do poder e da sociedade como um todo. Terceiro porque o trabalho está sendo muito bem estruturado, através de profissionais competentes, o que demonstra a vontade política do Governo Cahulla, que está se empenhando para que as melhorias no sistema de atendimento socieducativo sejam uma realidade em Rondônia. Ainda há muita coisa para se fazer, mas avançamos constantemente com o trabalho desenvolvido pela SEJUS”, concluiu o secretário.