O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, se reuniu nesta quinta-feira (22/4) com um grupo de alunos de Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que cursam a disciplina de Formação Integrada para a Sustentabilidade. Esses alunos têm um desafio de preparar um parecer para os comitês de crédito de dois bancos signatários dos Princípios do Equador, sobre os riscos e oportunidades de investimentos no empreendimento da Usina hidroelétrica de Belo Monte, no Pará.
Para enfrentar esse desafio, os estudantes realizam uma viagem de campo, e já passaram em Altamira (PA) e agora estão em Porto Velho conhecendo de perto a realidade da instalação das duas Usinas Hidrelétricas do Madeira, de Santo Antônio e Jirau. Na programação, está prevista a visita ao canteiro de obras de Jirau e aos distritos de Jacy e Mutum-Paraná.
Após a visita a Porto Velho, eles seguem para Minaçu (GO) para visitar a Hidroelétrica de Canabrava, já em operação. Na reunião no Ministério Público de Rondônia, eles buscaram informações de como a Instituição acompanha os impactos causados pelas obras das usinas em Porto Velho. Também estiveram presentes ao encontro, o coordenador do Grupo de Trabalho que acompanha os impactos ambientais e sociais provocados pela instalação das Usinas Hidroelétricas do Madeira, Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira, e a diretora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel.